28 julho 2008

JMJ de Sydney, um «Novo Pentecostes», segundo Papa

CASTEL GANDOLFO, domingo 27 de julho de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI considera que a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu de 15 a 20 de julho em Sydney, foi um «novo Pentecostes».

Como aconteceu há dois mil anos quando os apóstolos estavam reunidos no Cenáculo com a Virgem Maria, neste acontecimento, no qual participaram 230 mil jovens de todos os continentes, «se relançou a missão dos jovens, chamados a ser apóstolos de seus coetâneos», explicou.

O Papa dedicou seu primeiro encontro público com os peregrinos, reunidos no páteo da residência pontifícia de Castol Gandofo por ocasião da oração mariana do Ângelus, a fazer um balanço de sua viagem apostólica à Austrália, a mais longe das nove viagens internacionais desse pontificado.

Um dia antes de sair de férias à cidade tirolesa de Bressanone, na região italiana de Trentino-Alto Ádige, o Papa reconheceu que teve a oportunidade de «encontrar o rosto jovem da Igreja: era como um mosaico multicolor, formato por rapazes e moças provenientes de toda parte da terra, todos reunidos pela única fé em Jesus Cristo».

Nesses encontros, disse, iniciados por João Paulo II «constituem as etapas de uma grande peregrinação através do planeta, para manifestar como a fé em Cristo nos torna todos filhos do único Pai que está nos céus e construtores da civilização do amor»

A característica do encontro de Sydney, acrescentou, «a tomada de consciência da centralidade do Espírito Santo, protagonista da vida da Igreja e do cristão».

De fato, o tema desta Jornada foi a frase do livro dos Atos dos Apóstolos: «Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas».

Por isto, explicou, «a Vigília noturna no coração do encontro, sob o Cruzeiro do Sul, foi uma invocação conjunta do Espírito Santo».

E, por fim, durante a celebração eucarística de domingo passado, com a participação de quase meio milhão de pessoas, administrou o sacramento da Confirmação a 24 jovens de vários continentes, entre eles 14 australianos, «convidando todos os presentes a renovar as promessas batismais»

«Assim, esta Jornada Mundial se transformou em um novo Pentecostes – afirmou –, do qual se relançou a missão dos jovens, chamados a ser apóstolos de seus coetâneos, como tantos santos e beatos, e em particular o Beato Piergiorgio Frassati, cujas relíquias, colocadas na Catedral de Sydney, são veneradas por uma ininterrupta peregrinação de jovens».

A Jornada da Juventude, esclareceu, foi um convite «cada rapaz e moça a seguir seu exemplo, a partilhar a experiência pessoal de Jesus, que transforma a vida de seus ‘amigos’ com a força do Espírito Santo, o Espírito do amor de Deus».

O Papa agradeceu a Igreja da Austrália, e em particular a arquidiocese de Sydney, assim como as autoridades pela acolhida que lhe deram e deram a todos os jovens, e agradeceu as orações que os fiéis do mundo todo fizeram pelos frutos da Jornada Mundial da Juventude.

Fonte ZENIT.org

Nota: É notório o grande reavivamento da Igreja Católica e no meio evangélico. Milhares de pessoas tem aderido a fé evangélica pelos "milagres" que eles advogam executar pelo Poder de Deus. Alguns dias na minha cidade aconteceu um evento da Igreja Católica como nunca havia visto antes, "Santas Missões Populares", mais de mil pessoas saíram às ruas para evangelizar. Eles começavam seus trabalhos às 4:00 horas da manhã, todos os dias, isso aconteceu durante uma semana e chamou a atenção de toda a cidade. O movimento carismático tem crescido a cada dia. Esta JMJ na Austrália foi um exemplo do grande reavivamento que tem passado a igreja católica. O movimento tem crescido de todos os lados, evangélicos e católicos. Tudo isso foi profetizado.