31 julho 2008

FBI utilizará sistema de biometria a partir de 2010

Embora já conte com um vasto banco de dados de mais de 55 milhões de impressões digitais, a agência de inteligência norte-americana firmou um contrato com a empresa de segurança Lockheed para ir além do armazenamento dessas amostras.

Segundo informações do tablóide Washington Post, o novo sistema coletará dados de biometria, tais como padrões da íris e da palma da mão, tatuagens e cicatrizes e até mesmo conterá fotos em alta resolução de criminosos, sob ângulos variados.

Contudo, a Lockheed não será responsável por produzir ou desenvolver os equipamentos utilizados pelo sistema. O objetivo é pesquisar e avaliar recursos já existentes no mercado, apurar a maturidade da tecnologia e reuní-los para compor a ferramenta. "Nós [da Lockheed] não desenvolvemos dispositivos de captura ou algoritmos de comparação. O NGI apenas vai construir uma base de dados e padrões — a forma com que os dados são inseridos no sistema", disse Barbara Humpton, responsável pelo projeto, ao site da revista Popular Mechanics. NGI é a sigla para o nome em inglês do sistema: Next Generation Identification (ou Identificação de Próxima Geração).

Contudo, algumas autoridades têm se incomodado com uma iminente invasão de privacidade dos cidadãos comuns, que poderiam ter seus dados adicionados ao banco indiscriminadamente.O FBI afirma que apenas dados de criminosos, detentos, imigrantes e suspeitos são mantidos no sistema. Os únicos cidadãos comuns a terem suas impressões digitais armazenadas são funcionários públicos que tiveram seus antecedentes checados.

"Queremos poder criar uma base de dados confiável, e compartilhá-la com outras nações", diz o FBI.

Vale relembrar que antes da informatização do armazenamento e comparação de impressões digitais, há uma década, era necessário enviar por correio um cartão com as impressões à agência, que então as compararia com as de milhões de outros cartões. Hoje, é possível pesquisar até 150 milhões de amostras diariamente e obter um resultado em pouco menos de 15 minutos.

Fonte Geek

Nota: Brevemente neste banco de dados será incluído um grupo de pessoas descritas assim: Religiosos Radicais que advogam possuir a Verdade e recusam obedecer as novas leis que impõe um dia de descanso mundial para proteger o planeta e a família.