09 julho 2008

Fortes tremores de terra abalam o Peru e o Japão

No Peru, epicentro foi a 53 km de Arequipa; no Japão, sob a ilha de Okinawa.Um homem morreu esmagado por uma parede na periferia de Arequipa.

Um terremoto de magnitude 5,5 na escala Richter abalou o sul do Peru nesta terça-feira (8), assustando moradores de Arequipa, segunda maior cidade do país. Na hora do tremor, eles abandonaram suas casas e foram para as ruas.

O epicentro localizou-se a 53 km a norte-noroeste de Arequipa, em uma área rural não-povoada, a três quilômetros do povoado de Chuquibamva, segundo o Instituto Geofísico do Peru. Segundo o Centro de Pesquisa Geológica dos EUA, ele foi registrado em uma profundidade de 74 km e teve intensidade de 6 graus na escala de Momento.

O tremor também foi sentido nas cidades de Arequipa, Mollendo, Ilo, Moquegua e Tacna -esta última próximo à fronteira com o Chile-, segundo autoridades.

Segundo testemunhas, os moradores de Arequipa ficaram com medo de voltar a suas casas temendo colapsos. Um idoso morreu esmagado por uma parece que caiu em um bairro na periferia.

Há relatos de blecautes em algumas regiões.

Até agora em 2008, já foram registrados mais de 60 terremotos no Peru, segundo o IGP.
Em 15 de agosto de 2007, um tremor de 7,9 graus Richter matou ao menos 595, deixou 300 desaparecidos e cerca de 300 mil desabrigados na região costeira de Ica, a 300 km ao sul de Lima.

Japão

Um terremoto de cerca de 6 graus também atingiu o sul do Japão nesta sexta, segundo uma agência do governo. Foi descartado o risco de tsunami.

O epicentro do tremor foi no oceado, a 50 km de profundidade sob a ilha de Okinawa, a 1.600 km de Tóquio, segundo a agência meteorológica japonesa.

Segundo a TV pública, não há notícias sobre feridos ou prejuízos. Vídeos da capital da ilha, Naha, mostra as ruas com movimento normal.

Fonte G1