Xangai, China, 29 Jul (Lusa) - A tempestade tropical Fung-Wong (Fénix), que obrigou a evacuar mais de 600.000 pessoas nas províncias orientais de Fujian e Zhejiang, chegou à costa sudeste da China com ventos de 119 quilómetros por hora, informou hoje a imprensa estatal.
O tufão perdeu força e transformou-se em tempestade tropical ao mesmo tempo que alcançou a cidade de Fuqing, na província de Fujian, sudeste do país, na segunda-feira ao final do dia, depois de atingir Taiwan com ventos e chuvas fortes que provocaram dois mortos e pelo menos quatro feridos.
As autoridades de Fujian evacuaram 274.300 pessoas e ordenaram a 52.300 barcos de pesca que regressassem ao porto, segundo afirmou o jornal oficial China Daily.
Dezenas de voos foram cancelados no aeroporto de Fuzhou, na mesma província.
Na região vizinha de Zhejiang, outras 338.000 pessoas foram também evacuadas e mais 27.600 barcos de pesca foram obrigados a atracar, de acordo com membros das equipas de emergência citados pela agência noticiosa Nova China.
Não há indicação da existência de feridos mas o distrito de Puxia, em Fujian, ficou sem electricidade porque 15 linhas de transmissão e 498 centrais ficaram danificadas.
Na província de Zhejiang, a sul de Xangai, as autoridades encontram-se em estado de alerta para possíveis desastres, como deslizamentos de terras e inundações, nas cidades Wenzhou, Lishui e Taizhou, onde se esperam chuvas torrenciais pelo menos até quarta-feira.
As províncias de Jiangxi, no leste do país, e de Cantão, no sul, também se encontram em alerta. A Nova China referiu que Fung-Wong, a palavra para Fénix em cantonês, deverá ser a tempestade tropical mais forte do ano com precipitação e ventos fortes até quarta-feira.
Fonte Lusa Agência de Notícia