28 julho 2008

ABATER OS MUROS EM NOME DO ECUMENISMO: TEMA DE ENCONTRO NA ALEMANHA

Mosbach, 25 jul (RV) - "Abater os muros em nome do ecumenismo" é o tema do encontro que se realizará em Mosbach, na Alemanha, no domingo, dia 27, na ex-igreja de Santa Juliana, dividida ao meio por um muro trezentos anos atrás.

De um lado da igreja celebravam os católicos e do outro, os protestantes. No próximo domingo, o muro será aberto para reunir os fiéis das duas confissões. O evento se celebrará com uma "Festa ecumênica de abertura do muro" e será possível passar de um lado ao outro da igreja através de duas portas. Estarão presentes na celebração o bispo auxiliar de Friburgo, Dom Bernard Genoud, e o representante do bispo protestante de Land Baden, Gerhard Vicktor.

No tempo da Reforma, a igreja de Mosbach era protestante e a missa católica era proibida. Em 1685m o príncipe católico Philipp Wilhelm proclamou a plena liberdade de religião e decretou que protestantes e católicos dividissem a igreja. Como não era possível entrar num acordo, a igreja foi dividida em 1708.

A abertura do muro representa uma etapa importante para as duas comunidades religiosas. Os dois párocos, Klaus Bader e Dirk Keller, consideram o evento o resultado de um longo processo ecumênico, que teve seu primeiro momento importante no acordo de colaboração ecumênica assinado em 2005. (MJ)

Fonte Rádio Vaticano