07 julho 2008

Pior atentado no Afeganistão neste ano deixa ao menos 40 mortos

Ao menos 40 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um atentado suicida próximo à Embaixada da Índia em Cabul, capital do Afeganistão. O ataque é o mais mortal neste ano realizado na capital afegã.

Informações do Ministério da Defesa afegão apontam que o ataque, realizado em um carro bomba, pode ser de autoria do Taleban.

Segundo o porta-voz afegão do ministério general Zahir Azimi, o atentado aconteceu por volta das 8h30 da manhã (1h de Brasília), quando o suicida detonou um carro perto da entrada principal da embaixada. O edifício fica situado em frente do Ministério do Interior afegão, em uma região movimentada do centro de Cabul.

A explosão atingiu alguns carros e várias pessoas que formavam uma fila na porta da Embaixada em busca de vistos para a Índia. Muitas pessoas também iam para o trabalho no momento em que aconteceu a explosão.

Várias lojas e comércios na região foram atingidos. "Muitas pessoas morreram. Vi muitos homens e mulheres sob escombros", disse Ghulam Dastagir, um comerciantes que foi ferido no atentado.
Uma mulher saiu correndo de um hospital de Cabul chorando a perda de seus dois filhos, um menino e uma menina, que morreram no atentado.

Governos

Abdullah Fahim, porta-voz do Ministério de Saúde, confirmou o número de mortos, cuja contagem foi realizada a partir de balanços dos hospitais que receberam as vítimas na cidade.
O presidente Hamid Karzai condenou o atentado e acusou grupos terroristas de tentar desestabilizar os laços entre o Afeganistão e a Índia.

Em Nova Délhi, o Ministério de Relações Exteriores indiano declarou que o incidente não vai impedir o esforço de "cumprir nosso compromisso com o governo e o povo afegão".

Entre os cinco mortos, dois eram seguranças da Embaixada. No Hospital Central de Cabul havia 50 feridos internados, segundo um porta-voz do centro de saúde, Kabir Amiri.

O embaixador indiano em Cabul, Jayant Parsat, disse que o atentado causou a morte de um guarda indiano de segurança e deixou outros cinco funcionários da embaixada feridos.

Taleban e Al Qaeda

Segundo testemunhas, a explosão causou uma nuvem de fumaça que podia ser avistada a grande distância na cidade. Cabul, como a maior parte do país, tem sido alvo de explosões recentemente.
Embora a autoria do ataque ainda não tenha sido revelada, autoridades locais citam que o atentado foi perpetrado pelo grupo terrorista Taleban e seus aliados da Al Qaeda.

Cabul sempre foi alvo de vários ataques e atentados suicidas perpetrados pelos insurgentes talebans, como o ocorrido no mês passado na estrada que leva ao aeroporto da cidade, que causou seis mortos.

Enquanto o Afeganistão vê o crescimento da violência neste ano, Cabul tem sido alvo de ataques do Taleban contra a luta antiterrorista do Exército afegão e da coalizão de forças internacionais lideradas pelos EUA.

Em setembro de 2006, um suicida próximo ao Ministério do Interior matou 12 pessoas e feriu 42. Após o ataque, o governo aumentou o contingente de seguranças e colocou mais barreiras na área para impedir novos ataques.

Ataque aéreo

No fim de semana, ao menos 22 pessoas --a maioria mulheres e crianças-- em um bombardeio das tropas da coalizão liderada pelos Estados Unidos na Província de Nangarhar, no leste do Afeganistão. As vítimas foram atingidas durante uma ofensiva aérea quando voltavam de um casamento.

O comando militar americano informou que vários supostos talebans morreram em ataques aéreos lançados pelas tropas da coalizão em Nangarhar. Segundo um comunicado, os militares detectaram a presença de supostos terroristas na região e iniciaram os bombardeios.
Segundo dados oficiais, até agora mais de 1.800 pessoas morreram vítimas da violência no Afeganistão neste ano.