08 julho 2008

G8 fecha acordo para reduzir emissões em 50% até 2050

Anúncio é avanço nas negociações para conter aquecimento global

Os líderes do G8 anunciaram nesta terça-feira um acordo para reduzir as emissões globais de carbono em 50% até 2050, em um esforço conjunto para combater o aquecimento global.
O acordo foi anunciado pelo primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, na ilha de Hokkaido, no Japão, onde está sendo realizada a reunião de cúpula anual do G8, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia.

O anúncio representa um avanço nas negociações para conter o aquecimento global, já que na cúpula do ano passado os líderes do G8 haviam decidido apenas “considerar seriamente” os cortes das emissões.

Em comunicado conjunto, o grupo disse que pretende trabalhar com outros 200 países membros da ONU que já assinaram uma convenção que visa estabelecer metas para conter emissões de gases poluentes até 2050.

O G8 disse ainda que metas a médio prazo e políticas nacionais serão necessárias para atingir seu objetivo final de reduzir os gases em 50%.

Fonte BBC Brasil

Nota: Ontem foi publicado um relatório do IPCC que dizia que só temos 7 anos para estabilizar os efeitos das emissões de gases na atmosfera para combater o aquecimento global (Clique aqui e leia a notícia). Agora eles (G8 - grupos dos 7 países mais industrializados do mundo mais a Rússia) assumem um compromisso até 2050, 35 anos a mais do que temos para resolver o problema. E agora? O que fazer? Quando eles resolverem tomar uma providência, esta atingirá em cheio a Liberdade das Pessoas e a Lei de Deus e então será tarde demais. Mas não para aqueles que colocarem suas vidas aos pés de Cristo.