21 julho 2008

Como criar nossos filhos em mundo onde a violência, o crime, a corrupção e a imoralidade reina.

Sempre que ligo a televisão para assistir o noticiário fico alarmado diante de tanta violência, desastres e corrupções que são diariamente noticiados. Fico a pensar nas pessoas que vivem nessas cidades onde a violência impera. Alguns dias atrás assistir uma reportagem sobre um tiroteio que aconteceu em uma dessas favelas em São Paulo entre a polícia e os traficantes e percebi que as pessoas passavam por ali e apenas tentavam se proteger dos tiros, algumas mulheres com crianças pequenas escondiam-se por detrás dos postes. Aonde nós chegamos? As pessoas se acostumaram com a violência, ao ponto de continuarem vivendo nestas condições.

Nas cidades grandes, muitos saem pela manhã para trabalhar e não sabem se irão voltar para seus lares no final do dia.

Ellen White falou sobre isso dizendo: “Foi-me revelado que as cidades se encherão de confusão, violência e crime, e que estas coisas aumentarão até ao fim da história da Terra”. 3 TS, 115.

Fico a pensar no povo de Deus que continua a viver nas cidades grandes, estressados, preocupados, assustados, com medo. Eu pergunto por quê? Será que é o desejo de ganho terreno que os fazem continuar a viver em profunda preocupação e stress? Chegando em casa tarde, saindo cedo e não possuindo tempo para a família, será esse o objetivo e o desejo do povo de Deus que está a aguardar o segundo advento de Cristo?

Leia esta declaração: “Em todo o mundo, as cidades estão se tornando viveiros de vícios. Por toda parte se vê e ouve o que é mau, e encontram-se estimulantes à sensualidade e ao desregramento. Avoluma-se incessantemente a onda da corrupção e do crime. Cada dia oferece um registro de violência: roubos, assassínios, suicídios e crimes inomináveis”. CBV, 363.

O aviso para o povo de Deus é cada vez mais claro: “Quem dera que o povo de Deus tivesse uma idéia da iminente destruição de milhares de cidades, agora quase dominadas pela idolatria!” EV, 29.

As cidades serão destruídas por causa da idolatria, da violência e da corrupção, assim aconteceu com Sodoma e Gomorra, assim acontecerá com as cidades no fim dos tempos. Por este motivo foi-nos aconselhado “Saí das cidades o mais depressa possível, e comprai um pequeno trato de terra, onde possais ter um jardim, em que vossos filhos possam ver as flores crescerem e delas aprenderem lições de simplicidade e pureza”. 2 ME, 356.

Educar os nossos filhos na cidade grande é tarefa, para muitos, impossível, pois falta tempo, pois o tempo disponível é utilizado para o descanso, isso quando não é preenchido com trabalho na igreja, ficando os filhos a mercê da educação depravada da televisão e dos jogos eletrônicos.

O trabalho estressante tem sido um dos principais obstáculos à educação dos filhos, pois o stress impede o pai e a mãe a ter paciência com os filhos, agindo de forma grosseira com eles, afastando assim a amizade e a confiança para conversarem sobre seus problemas, suas preocupações e tentações. Precisamos ser para nossos filhos amigos, amigos os quais eles possam confiar para desabafar sobre seus anseios, suas dificuldades, confessar seus pecados e solicitar oração para vencê-los. Esta amizade só será desenvolvida mediante tempo desprendido para eles, precisamos nos aproximar de nossos filhos e o trabalho estressante nos impede de assim fazermos. Fico agradecido a Deus por ter a muito tempo atendido seu conselho, moro em uma cidade pequena, onde ainda temos um pouco de tranquilidade. Tenho um filho adolescente que conseguir, com a ajuda de Deus, desenvolver uma amizade, onde brincamos de muitas coisas juntos. Certo dia ele me surpreendeu entrando na sala onde eu estava e dizendo: "Pai, preciso da sua ajuda, estou sendo tentado". Orei com ele e graças a Deus tenho assim realizado. Louvado seja Deus!

Por isso novamente é dado outro conselho: “A vida nas cidades é falsa e artificial. A intensa paixão de ganhar dinheiro, o redemoinho da agitação e da corrida aos prazeres, a sede de ostentação, de luxo e extravagância, tudo são forças que, no que respeita à maioria da humanidade, desviam o espírito do verdadeiro desígnio da vida. Abrem a porta para milhares de males. Estas coisas exercem sobre a juventude uma força quase irresistível. Uma das mais sutis e perigosas tentações que assaltam as crianças e jovens nas cidades, é o amor dos prazeres”. LA, 135.

“As crianças e os jovens devem ser cuidadosamente guardados. Devem ser conservados afastados dos focos de iniqüidade que se encontram em nossas cidades”. LA, 136.

“Não é vontade de Deus que Seu povo fixe residência nas cidades, onde há constante agitação e confusão. Seus filhos devem ser poupados a isto, pois todo o organismo é prejudicado pelo corre-corre, precipitação e ruído”. LA, 136.

Quero que saiba que todas estas informações são apenas para nos fazer abrir os olhos, você não precisa agora sair por aí vendendo todos os seus bens e se mudar para o campo, isso poderá lhe causar muitas dores, o que eu aconselho a você meu querido(a) irmão(ã) é que se planeje, prepare-se, para que muito em breve você venha a executar o plano de Deus em sua vida. Tudo deve ser planejado com a orientação Divina. Conheço história de famílias que agiram precipitadamente e sofreram terrivelmente, portanto faça com planejamento, mas faça.