08 julho 2008

Encontro do G8 tratará de pirataria

A reunião do G8, grupo que reúne as 7 maiores economias do mundo mais a Rússia, já começou e dentre outros assuntos, tratará de medidas para combate à pirataria que cresce em todos os países - incluindo a proposição de leis internacionais e colaboração de provedores de internet. Durante o encontro será proposto um tratado plurilateral que pode pôr em risco as liberdades individuais e a privacidade online.

Segundo o site CustomPC, um dos objetivos principais do encontro seria a homologação de um tratado conhecido por ACTA - Anti-Counterfeiting Trade Agreement ou Acordo Comercial Anti-Pirataria, na tradução — que, embora não tenha sido publicado oficialmente, já vazou para a internet. O texto do tratado pode ser baixado já há algum tempo no site WikiLeaks. O tratado, proposto pelos Estados Unidos e já analisado por nações como Suíça, Austrália, Japão e a União Européia, foi apresentado (e vazado) em outubro de 2007.

Dentre as políticas propostas no tratado destacam-se uma maior autoridade para apreender cargas suspeitas e suspender sua importação ou exportação. Mesmo os cidadão comuns não estarão livres de revista: reprodutores de MP3 podem ser apreendidos na imigração dos aeroportos caso, durante a inspeção, sejam detectados arquivos ilegais em seu interior. O documento também propõe uma maior pressão sobre os provedores de internet e serviços, que deverão colaborar mais para identificar infratores. Com essa medida espera-se que os provedores depositem mais responsabilidades no usuário, transferindo para eles sanções que antes lhes seriam aplicadas. Segundo o site da New Scientist, se o tratado virar uma lei internacional, quem compartilhar arquivos ilegais ou mesmo os baixar será considerado criminoso e pode, no mínimo, ter seu acesso à internet cortado.

Fonte Geek

Nota: A pirataria deve ser combatida de todas as formas, mas o problema é risco à liberdade individual. Nós cristãos que temos por norma de caráter a Lei de Deus, devemos nos manter longe da pirataria. Pirataria é crime e consequentemente pecado. Fico triste ao saber que muitos irmãos nossos usam, compram e até produzem produtos piratas. Oremos para que Deus possa conduzir os seus fiéis filhos aos Seus pés e assim, eles possam se conscientizar do erro e abandoná-lo.