14 julho 2008

Novo ataque contra cristãos na Índia

Destruídos um orfanato protestante e uma igreja jesuíta

KANDHAMAL, domingo, 13 de julho de 2008 (ZENIT.org).- No estado de Orissa, na Índia, houve um novo ataque contra os cristãos, no qual foram destruídos uma igreja católica e um orfanato protestante.

«As forças fanáticas do Hindutva querem eliminar os cristãos de Orissa, em especial desse distrito de Kandhamal», disse Dom Raphael Cheenath, arcebispo de Cuttack-Bhubaneshwar, reagindo à notícia dos ataques e saques desta terça-feira.

Nos atos vandálicos, foi destruída a residência e a igreja dos jesuítas, além de um orfanato protestante em Tumudiband, no distrito de Kandhamal, informa hoje AsiaNews.

Há seis meses, no Natal, o próprio distrito foi atacado por grupos nacionalistas hindus. Até agora, a polícia não encontrou nenhum culpado, ainda que todos conheçam o grupo responsável pelos ataques, afirma o órgão informativo do Pontifício Instituto para as Missões Exteriores.

«O novo ataque do Sangh Parivar [o grupo radical hindu que une diversas denominações, N. da R.] contra os cristãos é conseqüência direta da impunidade de que gozaram após os ataques de dezembro de 2007 – acrescenta Dom Cheenath. Há cumplicidade entre o governo e estas forças fanáticas para criar caos contra os cristãos, permanecendo impunes.»

Desde esta terça-feira, toda a área se encontra isolada e a população está aterrorizada.

O assalto começou nesse dia ao meio-dia. Alguns cristãos, habitantes da aldeia de Tumudiband (Malikpada), haviam matado uma vaca e estavam levando a carne para casa.

Um grupo de radicais hindus os deteve na rua e tiraram fotos com o celular. Temendo represálias, os habitantes pediram o cancelamento das fotos.

Após uma briga, o chefe do grupo hindu convocou uma assembléia, reunindo estudantes, famílias e militantes do Sangh Parivar. Com a ajuda do guru local, Swami Lakhananda Swaraswati, começaram o saque.

Cortaram as árvores, incendiando-as para bloquear as ruas, e atacaram a residência dos jesuítas, destruindo a igreja e a estátua de Nossa Senhora. Destruíram também completamente um orfanato protestante, o Bhagban Ashram.

Os habitantes da aldeia declararam a AsiaNews que a polícia chegou muito tempo depois, interrogou muitas pessoas, mas não fez nenhuma prisão.

Swami Lakhananda Swaraswati está na origem também dos ataques de dezembro passado contra os cristãos, na vigília do Natal. Os hindus não queriam que os cristãos celebrassem o Natal e por isso provocaram a morte de 3 pessoas, queimaram 13 igrejas, destruíram 2 casas paroquiais, saquearam um orfanato cristão e feriram dezenas de pessoas.

Há pelo menos 10 anos, Swami Lakhananda Swaraswati declarou guerra aos cristãos de Orissa.
«O que irrita Swami – comentou Dom Cheenath – é o trabalho de promoção e desenvolvimento que a Igreja Católica realiza com os dalit (os intocáveis, N. do T.) e os grupos tribais. Nosso serviço gratuito os tira do ostracismo e lhes dá dignidade, de maneira que já não podem ser oprimidos.»

«Os cristãos de Orissa são cerca de um milhão – acrescentou o prelado –, a cruz de Cristo está bem plantada e nenhuma perseguição poderá arrancá-la. Mas o governo deveria garantir ao menos o fim da violência.»

Fonte Zenit.org