03 setembro 2008

Furacão Hanna provoca dez mortes na passagem pelo Haiti

Tormenta voltou a ser tempestade tropical, mas pode voltar a ganhar força.EUA esperam atividade de furacões 'muito acima da média' em setembro.

Pelo menos dez pessoas morreram na cidade haitiana de Gonaives vítimas de inundações provocadas pela passagem do furacão Hanna, informou nesta terça-feira (2) a polícia local. Anteriormente, divulgou-se que era sete o número de mortos.

As fortes chuvas deixaram a cidade sob uma camada de dois metros de água, segundo a Defesa Civil haitiana. Muitos moradores tiveram de subir no telhado de suas casas para não se afogar.

Em 2004, cerca de 3.000 pessoas morreram em Gonaives vítimas de alagamentos e deslizamentos de terra provocados pela tempestade tropical Jeanne.

Tanto Hanna como o furacão Gustav, que chegou na segunda-feira ao estado de Louisiana com ventos de 175 km/h, perderam força nesta terça e voltaram a se transformar em tempestades tropicais, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos nesta terça-feira (2).

Hanna, que está no sudoeste das Bahamas, pode voltar a ganhar força em sua passagem pelo Mar do Caribe e voltar a ser furacão ao longo da terça.

Gustav

Já Gustav -que provocou ao menos 81 mortes em sua passagem pelo Caribe- deve continuar se enfraquecendo à medida que se dirige para o sudeste do Texas.

Os ventos do Gustav caíram para 95 km/h e a tempestade avança a 20 km/h com uma tendência de se transformar em depressão em até 48 horas.

Fonte Portal G1