23 setembro 2008

Conheça os males dos refrigerantes

Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o refrigerante contém valor nutricional quase nulo. As variações cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose. A bebida ainda é rica em açúcar, que além de prejudicar a boa forma, propicia o surgimento de cáries, principalmente nas crianças. Mesmo as versões diet, que não contêm glicose, expõem os dentes a ácidos capazes de estragar o esmalte.

E não se pode esquecer dos corantes, também perigosos. Vários deles possuem substâncias cancerígenas. O consumo de refrigerantes também faz com que as pessoas diminuam significativamente a ingestão de bebidas saudáveis como a água, o leite e os sucos naturais, perdendo nutrientes importantes.

Fonte Unimed

Nota: Ensinamos ao mundo que temos o dever de cuidar do nosso corpo como diz a Bíblia. "Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque, o templo de Deus, que sois vós, é santo". I Coríntios 3:16-17. Neste texto Paulo ampliou o sentido da questão alimentação apropriada para termos um corpo saudável, assim com Jesus fez com Lei. Precisamos compreender que o fato de não comermos alimentos imundos é para nossa saúde. Olhando da forma como Paulo escreveu, devemos entender que qualquer alimento ou bebida que prejudique a nossa saúde é recusável e inadequada sob pena de sermos destruídos. Como o povo de Deus que se diz defensor e pregador de uma vida saudável pode ingerir bebidas como o refrigerante? Desculpem, mas aqueles que assim o fazem devem esquecer a 21ª Doutrina onde existe o pequeno trecho: "...Significa também que, sendo o nosso corpo o templo do Espírito Santo, devemos cuidar dele inteligentemente. Junto com adequado exercício e repouso, devemos adotar alimentação mais saudável possível e abster-nos dos alimentos imundos identificados nas Escrituras..." Crenças Fundamentais, 21 - Nisto Cremos. Perceba que a doutrina é clara: "devemos adotar uma alimentação mais saudável possível", isso exlcui tudo que é predudicial à saúde e que não temos a mínima necessidade de comer ou beber, aqui o autor usa o critério adotado por Paulo no texto citado acima. Quando ele usou o preposição "e" estava ele acrescentando, não completando o sentido, por isso ele escreveu "...e abster-nos dos alimentos imundos identificados na Bíblia", o autor usa o texto de Levítico 11. Sendo assim todos que consomem refrigerante seja em pequena ou grande quantidade estão na mesma situação de quem come carne de porco ou outros alimentos imundos, pois pelo que conhecemos não existe tolerância para com aquilo que é errado, principalmente por que temos uma enorme lista de opções saudáveis que pode substituir o refrigerante. Quando Isaías escreveu sobre "aqueles que comem carne de porco, ratos e coisas abomináveis", perceba que ele colocou tudo no mesmo nível: "carne de porco, rato e coisas abomináveis", não temos desculpa. Além disso ele não disse que somente os que consomem muito seriam destruídos, ele disse que todos que consomem, isso coloca todos de forma geral, seriam destruídos. A escolha é sua. Isaías 66:17. Quero lembrar que esta nota é apenas para questão de advertência, não posso proibi você, pois nem Deus o faz, mas posso lhe mostrar as consequências, e assim eu estou fazendo.