22 setembro 2008

Cristãos e muçulmanos - Diálogo Inter-Religioso Sobre a Família

Cristãos e muçulmanos convidados - na mensagem do Conselho Pontíficio para o Dialogo Inter-religioso aos muçulmanos por ocasião do fim do Ramadão - a colaborar ulteriormente na promção da estabaildiade da instituição familiar à luz da Gaudium et Spess

É uma mensagem amigável e cordial a que o Presidente do Conselho Pontifício para o Dialogo Inter-religioso, dirige ao mundo muçulmano por ocasião do fim do Ramadão. A mensagem que propõe à atenção dos “irmãos muçulmanos” (como os define) o tema da família, foi divulgada esta sexta-feira no Vaticano, e tem por título “Cristãos e muçulmanos: juntos para a dignitade da Família”.

Nela o cardeal Jean Luis Tauran, diz que durante este mês, cristãos próximos dos muçulmanos partilharam as suas reflexões e as suas celebrações familiares; o diálogo e a amizade reforçaram-se. Mas, tal como no passado, este encontro amigável foi também uma oportunidade para se reflectir juntos sobre um tema de actualidade susceptível de enriquecer os intercâmbios entre cristãos e muçulmanos, por forma a conhecerem melhor os valores comuns e as diferenças.

E como tema de reflexão, o Conselho Pontifício submete à atenção dos irmãs muçulmanos a família. A este propósito cita, a Gaudium et Spes, documento do Concilio Vaticano II, sobre a Igreja no mundo contemporâneo, na qual se afirma que o bem-estar da pessoa e da sociedade está ligado ao bem estar da família, e consequentemente – acrescenta o cardeal - à prosperidade da comunidade conjugal e familiar.

Recordando depois as numerosas pessoas que vivem, por vezes a vida inteira, situações familiares difíceis, chegando, mesmo a sucumbir sob o peso das consequências dessa situação, o cardeal Tauran, sublinha que cristãos e muçulmanos podem unir esforços para continuar a colaborar na salvaguarda da família, como, aliás, já tiveram oportunidade de fazer no passado seja a nível local, seja a nível internacional.

Por isso, não devem hesitar em empenhar-se não só na ajuda às famílias em dificuldades, mas também na promoção da estabilidade da instituição familiar, escola de valores e de respeito pelo outro na sua identidade e diferença.

Fonte Rádio Vaticano