23 setembro 2008

Fome dispara no mundo, dizem ONG e ONU

Um relatório da organização não-governamental (ONG) Care International aponta que o número de pessoas vivendo "à beira da emergência", que era de cerca de 110 milhões em 2006, chegou a 220 milhões em 2008

O documento divulgado nesta quinta-feira (17) afirma que a falta de mudanças políticas mais profundas deixou milhões de pessoas sem condições de lidar com o aumento do preço dos alimentos.

As medidas, em sua maioria emergenciais, significaram desperdício de bilhões de dólares. Segundo a ONG, as políticas têm curta duração e são focadas em salvar vidas, ao invés de criar um poder de recuperação na população. O documento pede que os doadores assumam compromissos de longo prazo, além de sugerir o desenvolvimento de sistemas de alerta antecipado para desastres.

O relatório foi divulgado uma semana antes da reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as Metas de Desenvolvimento do Milênio, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A principal prioridade das Metas é reduzir pela metade o número de pessoas cuja renda seja inferior a R$ 2 por dia até 2015.

Nesta quarta-feira (17), o diretor da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Jacques Diouf , afirmou que o número de pessoas com fome no mundo subiu de 850 milhões para 925 milhões em 2007, por causa da disparada dos preços dos alimentos. Pelo índice da FAO, eles aumentaram 12% em 2006, 24% em 2007 e 50% durante os sete primeiros meses deste ano.

Radio Agência NP, Internet, 18-9-08

Fonte Biodiversidade

Nota: A Fome como um dos indicativos da volta de Cristo nunca foi tão agravante. Esta informação mostra também mais um indicativo da volta de Cristo: "e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará". Mateus 24:12. Ao comparar o desperdício de muitos com a pobreza e miséria de milhões verificamos mais uma profecia cumprida. Hoje o desejo pelo poder, riqueza e fama leva muitos a cometer toda sorte de pecados e esquecer da necessidade do próximo. A fome no mundo é um reflexo da falta de amor no coração humano. A corrupção, o roubo, a mentira, o desejo pela supremacia, o suborno, a avareza, a luxúria, o orgulho, o desperdício e tudo que se assemelha a isso são os piores males do mundo e a verdadeira causa da fome. Resumindo: o amor está, ou melhor esfriou no coração dos homens. Nós como representantes de Deus não podemos ter parte nos pecados da humanidade, precisamos fazer o que estiver ao nosso alcance para tentar amenizar o sofrimento humano. Não podemos caminhar na direção que a humanidade caminha, precisamos mostrar que o nosso caminho é diferente. Cristo está voltando e precisamos viver como Ele nos ensinou. O amor pode ter esfriado do coração dos homens, mas no coração dos filhos de Deus este amor deve está acesso pela chama do Espírito Santo.