11 setembro 2008

Fortes terremotos atingiram Japão e Indonésia.Tremor foi de 7,2 graus. Na Indonésia, terra tremeu perto das Molucas.


Japão suspende alerta de tsunami após terremoto
Fortes terremotos atingiram Japão e Indonésia.Tremor foi de 7,2 graus. Na Indonésia, terra tremeu perto das Molucas.

As autoridades japonesas suspenderam o alerta de tsunami emitido após um forte terremoto sacudir a ilha de Hokkaido, no norte do país, nesta quinta-feira (11). O tremor tem magnitude 7,2, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA.

O tremor durou cerca de 30 segundos e ocorreu às 9h20 locais (21h20 de Brasília) próximo à costa, a 112,7 km de Kushiro, a uma profundidade de 58 km. A região fica a cerca de 700 km da capital, Tóquio.

Não há notícia imediata de feridos ou danos, segundo o governo. Seguem, porém, alertas para os moradores da costa na área afetada agirem com "cautela".

Tremores secundários foram registrados cerca de dez minutos depois do principal em outras localidades da ilha e também na região de Tohoku, na ilha de Honshu.

Os aeroportos e as estações de trem de Hokkaido estão sendo averiguados em busca de possíveis danos, segundo a agência de notícias Kyodo.

Indonésia
Um outro tremor de 6,6 de magnitude atingiu a região de Simeulue, na Indonésia.

O tremor ocorreu às 5h locais desta quinta (19 horas de Brasília), a 119 km ao norte de Ternate, nas Ilhas Molucas. O epicentro foi a 93 km de profundidade.

Segundo o governo, não há relatos imediatos sobre feridos ou danos.

Um morador da ilha de Ternate, a 120 km do epicentro, disse por telefone à agência Reuters que o tremor foi ligeiramente sentido e não provocou pânico.

Terremotos são comuns no Japão, que fica em uma das regiões sísmicas mais ativas do planeta. O país registra cerca de um em cada cinco terremotos de magnitude acima de 6 em todo o mundo. Em outubro de 2004, um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a região de Niigata, no norte do Japão, matando 65 pessoas e ferindo mais de 3.000. Foi o tremor mais mortal desde que um terremoto de 7,3 graus atingiu a cidade de Kobe em 1995, matando mais de 6.400 pessoas. Em dezembro de 2004, um tremor no chamado "anel de fogo do Pacífico", zona de grande concentração de terremotos, provocou um tsunami que causou a morte de cerca de 168 mil pessoas no norte de Sumatra, e de outras 60 mil em Índia, Sri Lanka, Tailândia e outras nações banhadas pelo Índico.