24 setembro 2008

China recebe pior tufão em uma década; há 100 mil desalojados

O tufão Hagupit passa nesta quarta-feira pelo sul da China causando destruição em ao menos oito cidades da Província de Guangdong. Às 6h45 desta quarta (19h45 de terça em Brasília), ele chegou ao condado de Maoming com ventos de mais de 200 km/h. Segundo a Reuters, três pessoas morreram e duas estão desaparecidas. Antes de chegar à terra, mais de 100 mil pessoas tiveram que deixar suas casas na região.

O Hagupit é o 14º tufão a atingir a China neste ano e já é considerado pelas autoridades chinesas o pior em uma década.

Conforme a agência oficial Xinhua, mais de 4,94 milhões de pessoas já foram afetadas nas cidades de Maoming, Yangjiang, Zhuhai e Jiangmen e quase 8.000 casas foram destruídas. Nas cidades costeiras, as ruas ficaram desertas e as árvores foram arrancadas do chão.

Um oficial da agência de controle de enchentes da Província de Guangdong informou que mais de 180 mil hectares de plantações foram afetados e quase 40 mil hectares estão totalmente destruídos. Acrescentou que 870 fábricas interromperam a produção e 34 estradas estão interditadas. Além disso, 32 reservatórios de água e 287 km de barragem foram danificados. O prejuízo total pode ter chegado a US$ 800 milhões (R$ 1,4 bilhão).

Na cidade de Zhanjiang, chuvas pesadas desde a noite de terça-feira (23) arrebentaram a barragem de cinco reservatórios de água. Na costa, a maré pode subir acima de 5 metros do nível normal e provocar enchentes na noite de hoje em cidades próximas como Guangzhou, Foshan, Zhongshan, Zhuhai, Jiangmen e Yangjiang.

O nível da água da estação hidrológica de Dashi na capital da Província, Guangzhou, chegou a 2,73 m na manhã desta quarta, um recorde de 100 anos, e não mostrou sinais de baixar até o meio-dia. Na cidade, 800 casas ficaram alagadas.

A agência climática da Província de Guangdong informou que o tufão se move na direção noroeste à velocidade de 25 km/h e pode chegar à Hong Kong até amanhã, mas que deve perder força e se transformar em tempestade.

As tempestades tropicais na região tendem a se intensificar por causa da temperatura mais alta das águas oceânicas e freqüentemente se transformam em tufões que atingem Taiwan, as Filipinas e a China no período que vai do início do verão ao fim do outono. No início desta semana, o Hagupit já havia deixado oitos pessoas mortas nas Filipinas.

Fonte Folha Online