13 de Setembro de 2008
A Europa tem sido castigada por ondas de calor que passam dos 40 graus centígrados, ciclones estão o quintal das nossas casas. O número de desertos aumenta a cada dia, furacões, tsunamis causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo, fato que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas. Furações e tornados são cada vez mais freqüentes no hemisfério Norte. Os cientistas são unânimes e quando o assunto é apontar um culpado: o aquecimento global
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis como gasolina e diesel. Estes gases, ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono, quando lançados na atmosfera, formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, porque estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.
Leia mais em Barriga Verde