08 setembro 2008

Alterações climáticas são ameaça à paz

As discussões académicas interessam pouco aos pequenos estados do Pacífico e do Índico. "O tempo já acabou" para mais debates e pedem a acção imediata

O debate académico sobre as alterações climáticas continua intenso no Ocidente e nos fóruns internacionais. Mas um conjunto de países prefere não esperar – e vão pedir ao Conselho de Segurança da ONU para lidar com o aquecimento global como uma ameaça à paz e à segurança internacional.


Os países-arquipélagos dos oceanos Pacífico e Índico estão entre os mais ameaçados pela subida das águas oceânicas e querem reverter um movimento que poderá ser trágico para estes territórios e os seus habitantes.


A apoiar este pedido destes países está a plataforma Avaaz.org, que via internet promove campanhas de direitos humanos e defesa do ambiente. Agora, o alvo é o Conselho de Segurança das Nações Unidas e a possibilidade dos seus países-membros apoiarem a iniciativa dos pequenos estados insulares, que de acordo com a organização enfrentam “o poderoso lobby dos grandes poluidores”.


Citado pela plataforma online, Tommy Remengesau, o presidente de Palau, uma pequena ilha do Pacífico, relata que “Palau perdeu um terço do seus corais por causa das mudanças no clima decorrentes do aquecimento global. Nós também perdemos a maioria da nossa produção agrícola por causa da seca e marés fortes. Não são perdas teóricas ou científicas – são perdas dos nossos recursos naturais e fonte de sobrevivência... Para nós, nações insulares, não estamos a correr contra o tempo. O tempo já acabou. E o nosso caminho poderá ser uma janela para o seu futuro e o futuro do nosso planeta”.


Na próxima semana, os embaixadores destes países estarão na sede da ONU a defenderem os seus pontos de vista. Por isso, a Avaaz.org incentiva os cidadãos de todo o mundo a unirem a sua voz, através da assinatura de uma petição online. A realidade de um mar que ameaça engolir pode, por enquanto, ser um exercício de retórica, mas é no dia-a-dia destes povos uma ameaça bem mais perene.


A Avaaz-org classifica a atitude destes países como “uma jogada ousada, pois o Conselho de Segurança da ONU não se vê como responsável pelo aquecimento global”. O apelo pode tomar forma a partir da sua assinatura que pode ser feita no site da plataforma.


Fonte Fátima Missionária


Nota: Não só ameaça paz, mas também a nossa liberdade. A frequência dos desastres naturais tem influenciado discussões em todo o mundo, brevemente veremos serem cumpridas as profecias a muito esperadas.