03 outubro 2008

Bento XVI exalta liberdade de religião

ROMA - Para contrastar os flagelos de violência e terrorismo, extremismo e fundamentalismo, é preciso medidas legislativas, afirmou o papa Bento XVI durante seu discurso aos bispos da Ásia Central, recebidos em audiência 'ad limina', tradicional encontro que a cada cinco anos os bispos de um país ou região eclesiástica têm com o Pontífice.

- Nunca porém a força do direito pode se transformar em iniqüidade, nem pode ser limitado o livre exercício das religiões, pois professar livremente a própria fé é um dos direitos universalmente reconhecidos - ressaltou Bento XVI.

No discurso, o papa também declarou que o catolicismo é contrário ao proselitismo.

- Parece-me útil reforçar que a Igreja Católica não impõe, mas propõe livremente a fé católica, sabendo bem que a conversão é o fruto misterioso da ação do Espírito Santo - explicou.

Isto porque, segundo o papa, 'a fé é um dom e obra de Deus, justamente por isso, é proibida toda forma de proselitismo que constrinja ou induza alguém a abraçar a fé'.

- Uma pessoa não pode se abrir à fé depois de madura e responsável reflexão, ela deve poder realizar livremente esta íntima aspiração. Isto acontece em favor não só do indivíduo, mas de toda a sociedade, pois a fiel observância dos preceitos divinos ajuda a construir uma convivência mais justa e solidária - esclareceu

Fonte JB Online

Nota: Brevemente veremos se esta declaração é verdadeira ou mera hipocrisia.