02 junho 2008

Terra treme no Faial

A terra está a tremer na Ilha do Faial, nos Açores. O Instituto de Meteorologia alerta que há uma elevada actividade sísmica na zona desde o dia 20, com níveis de sismicidades acima do normal.
Maria Luiza Rolim

Eram 9h15 (hora local) de hoje, quando um sismo de 2.5 graus na escala de Richter foi sentido nas freguesias de Flamengos, Ribeirinha e Espalhafatos, na Ilha do Faial, Açores, onde há dez dias está a ocorrer uma elevada actividade sísmica. O abalo teve origem a cerca de 4km a Oeste-Noroeste dos Flamengos.

Pouco antes, registou-se outro abalo, de menos intensidade (1,8 graus na mesma escala), com o mesmo epicentro. Segundo o Instituto de Meteorologia - que está a acompanhar a evolução da situação, emitindo comunicados através do site na Internet - os níveis de sismicidade mantêm-se acima do normal.

Recorde-se que a última vez que houve actividade sísmica na zona do Faial foi durante a crise associada ao sismo de 9 de Julho de 1998.

Mais de 100 sismos desde o dia 20

Desde o dia 20, já foram registados mais de 100 abalos sísmicos na zona do Faial, até ao momento de baixa magnitude, dos quais nove foram sentidos.

O mais forte, 2.7 graus na escala de Richter, ocorreu às 14h40 da terça-feira, 20, tendo sido sentido na freguesia da Ribeirinha. O segundo de maior magnitude (2.2 graus na mesma escala) foi sentido às 3h41 do dia 29, na região do Salão. No mesmo dia, às 3h55, a Ribeirinha sentiu outro pequeno sismo (2.0 graus).

A seguir ao terramoto de 1980 na Terceira, o último grande sismo que atingiu os Açores, provocando pesadas perdas humanas e materiais ocorreu em 1998, nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge, no Grupo Central. O fenómeno foi sentido de madrugada, com intensidade máxima (grau VII na escala de Mercalli Modificada), e teve epicentro a Nor-Nordeste da ilha do Faial. Oito pessoas morreram debaixo dos escombros de suas casas, e 1.700 ficaram desajoladas.

Recentemente, a crise sísmica mais significativa nos Açores ocorreu em Abril do ano passado, na zona oriental do arquipélago, junto aos Ilhéus das Formigas.

Fonte: Expresso

Nota: É assustador a quantidade de terromotos que tem acontecido ao redor mundo, uns fracos outros fortes, mas tem acontecidos em vários lugares como Cristo avisou. O Fim está próximo.