18 junho 2008

Dique se rompe e enchentes provocam mais danos nos EUA

Terça-feira, 17 de junho de 2008 16:39 BRT

Por Nick Carey QUINCY,

Estados Unidos (Reuters) - Centenas de voluntários depositavam sacos de areia em diques do rio Mississippi, na terça-feira, enquanto as piores enchentes a atingir o Meio-Oeste dos EUA em 15 anos desferiam mais...";

QUINCY, Estados Unidos (Reuters) - Centenas de voluntários depositavam sacos de areia em diques do rio Mississippi, na terça-feira, enquanto as piores enchentes a atingir o Meio-Oeste dos EUA em 15 anos desferiam mais um golpe contra a economia norte-americana e o preço mundial dos alimentos.

Um dique se rompeu em Gulfport (Illinois), fazendo com que a água barrenta da hidrovia mais importante do país inundasse áreas de cultivo e algumas casas. Ninguém ficou ferido, mas a autoridades fecharam uma ponte que leva a Burlington (Iowa).

Os preços do milho e da soja permaneceram perto de níveis recorde enquanto milhões de acres de plantações perdiam-se ou sofriam danos nos EUA, o maior exportador de grãos do mundo. Os preços da carne também dispararam, já que aumentou o custo envolvido na criação de gado, porcos e galinhas.

"Enfrentamos algumas pressões neste ano, mas pode haver uma pressão ainda maior no próximo ano em termos de inflação dos alimentos e isso quando o preço da proteína animal começar a crescer", disse Bill Lapp, consultor do setor alimentício e ex-economista-chefe da Consagra.

O presidente norte-americano, George W. Bush, prometeu enviar ajuda para a região afetada, onde bilhões de dólares em terras de cultivo e negócios perderam-se. A região fica localizada no cinturão dos grãos dos EUA, o que deve colocar mais pressão inflacionária sobre os preços das comidas, do combustível e de outros produtos.

"Eu, infelizmente, tive de comparecer a muitos desastres durante meu mandato presidencial", afirmou Bush após um pronunciamento sobre as enchentes.

No entanto, o senador Robert Byrd, um democrata da Virgínia Ocidental, disse que poucas medidas haviam sido adotadas pelo governo federal para evitar as enchentes e que Bush não tinha aprendido nada com o furacão Katrina e com outros desastres.

"O presidente Bush já declarou que investir nas necessidades dos EUA é em certa medida 'um desperdício', e seu Orçamento, que não acrescenta um único centavo para a melhoria dos diques, reflete essa convicção", disse Byrd. Continuação...