10 junho 2008

Tempestade - Ao menos nove morrem em enchentes nos EUA; leste está em alerta por calor

Equipes do Exército participaram nesta segunda-feira da urgente construção de barreiras com sacos de areia no Estado de Indiana, no Meio-Oeste, que registra inundações recorde, enquanto a costa leste enfrenta altas temperaturas de até 40ºC.

As enchentes deixaram ao menos nove mortos durante o fim de semana, a maioria no Meio-Oeste. Jim Doyle, governador de Wisconsin, declarou estado de desastre maior em 29 Condados, e o presidente George W. Bush declarou no sábado estado de desastre maior em 29 Condados de Indiana. O governador de Iowa, Chet Culver, disse que quase um terço dos 99 Condados do seu Estado precisam de ajuda federal.

Os Estados de Indiana, Wisconsin, Michigan, Connecticut, Iowa e Nebraska foram os mais afetados pelas tempestades.

Os rios no Meio-Oeste sofreram forte aumento de volume com as fortes chuvas do fim de semana --o maior índice foi em Indiana, com 28 centímetros de água só no sábado. A água de alguns reservatórios ultrapassaram suas barragens em Wisconsin.

Cerca de 200 membros da Guarda Nacional de Indiana e 140 marines e marinheiros auxiliaram as agências locais de emergência nesta segunda no trabalho de construção de barreiras de areia para conter o leito do rio Branco, em Elnora, a cerca de 160 km ao sudoeste de Indianapolis.
Na manhã de segunda, enchentes em oito locais no centro e no sul de Indiana atingiram níveis equivalentes à grande enchente de março de 1913, considerada a maior enchente de Indiana nos tempos modernos.

Onda de calor

Enquanto o Meio-Oeste luta para combater as inundações, o Leste se encontra sob uma forte onda de calor. As temperaturas de devem atingir os 40ºC, da Geórgia a Nova York, segundo o serviço meteorológico nacional.

Na cidade de Nova York, os termômetros marcaram 38ºC nesta segunda. Também por causa das altas temperaturas e da conseqüente baixa umidade do ar, as autoridades de Washington declararam dois dias de alerta vermelho.

Em algumas escolas de Connecticut, Nova Jersey, Pensilvânia e Maryland, as aulas terminaram mais cedo por causado do forte calor.

O número de mortos pelas inundações inclui seis no Estado de Michigan, um em Iowa, outro em Indiana e o nono em Connecticut. Um homem está desaparecido em Indiana.

Em Indiana, um homem morreu afogado quando seu veículo foi arrastado pelas águas. Em Michigan, dois homens morreram afogados depois que o veículo que ocupavam caiu em um riacho perto do lago Michigan, onde ambos trabalhavam, informou o jornal "Grand Rapids Press".

No sábado, as inundações deixaram sem energia aproximadamente 30 mil casas de Indiana. Em Wisconsin, a água arrastou três casas e deixou pequenos povoados isolados.