16 junho 2008

Nove mortos confirmados no Japão

Nove mortos confirmados e mais de uma dezena de desaparecidos. Este é o balanço de vítimas do sismo que sábado sacudiu uma região rural no Norte do Japão. O abalo, de magnitude 7,2 na escala de Richter, só não foi mais mortífero por ter atingido uma área escassamente povoada.
O número de mortos confirmados subiu a nove, depois de três corpos terem sido recuperados da estância termal de Komanoyu, bem perto do epicentro do sismo. Uma avalanche de lama engoliu grande parte da estância, famosa pelas suas nascentes de água quente. Pelo menos outras quatro pessoas estão dadas como desaparecidas no local.

Centenas de socorristas tiveram que suspender, este domingo as escavações por falta de segurança devido ao escorrer das águas que ameaça algum novo aluimento. No total, calcula-se ainda em 12 pessoas os desaparecidos no sismo que atingiu aquela região montanhosa e rural do nordeste do Japão na manhã de sábado.

O número de feridos ultrapassa os 230 e mais de 300 pessoas tiveram que passar a última noite em centros de acolhimento. As rigorosas normas japonesas de construção e o facto de o sismo se ter dado numa zona pouco populosa explicam o saldo relativamente reduzido de vítimas.
Situado no chamado anel de fogo do Pacífico, o Japão é uma das regiões mais sísmicas do Mundo. Um quinto dos terramotos de magnitude igual ou superior a 6 graus Richter acontece no País do Sol Nascente.

Fonte TVI