21 junho 2008

Situação religiosa na Europa debatida entre Bispos da CCEE

A situação religiosa na Europa vai estar em análise no 36º Encontro anual das Conferências Episcopais Europeias (CCEE) que vai decorrer em Covadonga, Espanha, entre os dias 26 e30 de Junho de 2008

«A Situação religiosa na Europa - Entre a secularização e as questões do sentido e da espiritualidade» vai estar em análise, tentando centrar a questão “nos pontos fundamentais e controversos”, seguido depois de análise das propostas sobre o papel da Igreja, evangelização, cuidados pastorais e no trabalho das conferências episcopais.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA dá conta que o encontro vai discutir temas como a Bioética, a presença do Islão na Europa (cuja análise vai contar com uma apresentação sobre a próxima Conferência Europeia Cristã - Muçulmana a decorrer em Bruxelas, em Outubro), o diaconato permanente, o ensino da religião na Europa, a Jornada Mundial da Juventude, este ano a decorrer em Sidney, o Ano Paulino e ainda a XII Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos marcada para Outubro, no Vaticano.

Parte do encontro será também dedicado ao tema do ecumenismo. Os participantes irão avaliar a processo da Terceira Assembleia Ecuménica (3EEA) que decorreu em Sibiu, na Roménia em Setembro último, e irão discutir as implicações da 3EEA para o cenário ecuménico na Europa.
No decurso do encontro, será também apresentado o programa do 1º Fórum Católico-Ortodoxo, marcado para Dezembro, em Trento, na Itália, sob o tema “A Família como bem para a humanidade”.

Cada dia do 36º Encontro anual será marcado pela celebração da eucaristia. Na Quinta e Sexta-feira, dia 26 e 27, terá lugar uma celebração na Basílica do Relicário de Covadonga. No Sábado, dia 28, os participantes celebram eucaristia na gruta do relicário e no Domingo, dia 29, está prevista uma visita aos lugares mais significativos de Oviedo, celebrando a eucaristia com a comunidade local na Catedral, por ocasião da festa jubilar de Santa Cruz em Oviedo.

No Encontro anual estarão presentes representantes das Conferências Episcopais da Albânia, Bielorússia, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Croácia, República Checa, Inglaterra e país de Gales, França, Alemanha, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Escandinávia, Escócia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suíça, Turquia, Ucrânia (rito bizantino e latino). A somar a estes participantes, estará ainda presentes o Arcebispo de Oviedo, D. Carlos Osoro Sierra.

A CCEE é o Conselho que reúne representantes das Conferências Episcopais de 34 países europeus.

Fonte Agência Ecclesia