04 junho 2008

Instrumentos para promover ecumenismo e diálogo

Porta-voz explica o serviço que a mídia presta ao ministério de Bento XVI

TORONTO, terça-feira, 3 de junho de 2008 (ZENIT.org).- Uma das prioridades de Bento XVI é a busca da unidade dos cristãos, e as instituições de meios de comunicação da Santa Sé estão para apoiar este objetivo, afirma o porta-voz vaticano.

O jesuíta Federico Lombardi, diretor da Sala de Informação vaticana, da «Rádio Vaticano» e do Centro Televisivo Vaticano, ilustrou nesta sexta-feira a ação destes instrumentos de comunicação da Igreja no «Café da manhã de Líderes de Empresas Católicos», celebrado em Toronto.

«Desde seu primeiro discurso na Capela Sistina, na manhã seguinte à sua eleição --disse--, Bento XVI afirmou claramente que o ecumenismo --a busca da unidade com outras denominações cristãs-- é uma das maiores prioridades de seu pontificado.»

O porta-voz disse que a viagem do Papa em 2006 a Istambul, na qual se encontrou com o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, «foi o sinal mais evidente deste propósito ecumênico «e a cobertura que a mídia vaticana ofereceu confirma isso».

O Pe. Lombardi indicou que «todas as celebrações, inclusive o encontro entre o Papa e o patriarca, foram transmitidas mundialmente desde o Centro Televisivo Vaticano com comentários ao vivo em seis línguas diferentes».

Este é o «exemplo perfeito de como nós podemos pôr as comunicações sociais ao serviço do ecumenismo», acrescentou, explicando que nos comentários participaram tanto católicos como ortodoxos.

Com relação ao diálogo ecumênico com o Patriarca Ortodoxo da Rússia, o Pe. Lombardi disse que apesar das dificuldades, há «muitas relações a partir das quais podemos alimentar a esperança de que um dia chegaremos a um encontro do mais alto nível».

Compartilhou seu envolvimento na emissão de um documentário de uma hora sobre Bento XVI na televisão nacional da Rússia: «Este documentário foi uma co-produção entre ortodoxos e católicos, e continha uma mensagem em russo pronunciada pelo próprio Papa para o povo russo».

O jesuíta compartilhou também «um sinal positivo e entusiasmante de esperança» procedente da relação do Vaticano com a China: o evento de 7 de maio no Vaticano, onde a Orquestra Filarmônica da China e o Coro da Ópera de Xangai ofereceram um concerto ao Papa, emitido pela televisão chinesa.

«Não se pode ignorar que este evento --disse o porta-voz; além de seu significado cultural, representou um importante sinal de boa relação e amizade. A orquestra chinesa elegeu interpretar uma peça importante, ocidental e religiosa: o «Réquiem» de Mozart, assim como uma breve e bela canção popular chinesa; «Flores de Jasmim».

Dias depois, um terremoto atingiu a China e o Papa manifestou publicamente sua dor. «O embaixador chinês em Roma me disse que as palavras do Papa tiveram um amplo impacto em todo o país --revela o Pe. Lombardi. O Papa já não é um. O Papa já não é um estranho para o povo chinês, mas uma grande personalidade rodeada de atenção e respeito.»

Para ver a intervenção do Pe. Lombardi em inglês: www.zenit.org/article-22778?l=english.

Fonte Zenit