24 setembro 2009

Sobre os comentários no post da Resposta de Vanderlei Dorneles para o André Reis.


Queridos irmãos,

Infelizmente não poderei aprovar todos os comentários relativo a esta postagem, pois algumas críticas não podem ser proferidas por pessoas que alegam ser cristãs.

Quanto a questão de Vanderlei Dorneles ser ou não ser músico, sugiro a leitura do artigo do Pastor Erton Kölher, Presidente da Divisão Sul-Americana da IASD, que pode ser encontrado clicando aqui.

Sobre a música e, principalmente, o uso de tambores, o que precisamos entender é que estamos nos momentos finais da história deste mundo, onde os lados envolvidos estão dispostos a tudo para vencer a batalha. Deus não usará nada que vá contra o Seu caráter. Porém, Satanás usará tudo, até, se possível, o que foi permitido para enganar os despreocupados e amantes do "eu". O objetivo é alcançar a mente, portanto, tudo que fizer efeito sobre a mente e possa controlar o corpo, Satanás usará. É neste sentido que Vanderlei Dorneles realizou seu estudo sobre os efeitos dos tambores na mente e no corpo. Ele apenas está tentando proteger você das ciladas de Satanás, são conselhos, porém, cada um dará conta de si mesmo diante de Deus. Veja as orientações dele como alguém que lhe ama, mas você é livre para aceitá-las ou rejeitá-las. Não o critique ou faça observações sobre sua pessoa só pelo fato de não haver concordado com o seu estudo, por favor, se você é um cristão não faça isso. Respeite-o. Isto é cristianismo.

Permita-me fazer uma comparação, mas sinta-se livre para aceitá-la ou não

É comprovado cientificamente que os sons dos tambores provocam efeitos em nosso lóbulo frontal, onde está o nosso poder de decisão. O uso dos tambores pode ser entendido da mesma forma como o consumo da carne, os efeitos são semelhantes. Ellen White afirmou o seguinte: "Entre os que estão aguardando a vinda do Senhor, deve a alimentação cárnea ser finalmente abandonada; a carne deixará de fazer parte de seu regime alimentar." "Há os que devem estar atentos para o perigo de comer carne, pois ainda estão ingerindo a carne de animais, arriscando assim a saúde física, mental e espiritual. Muitos que agora estão apenas meio convertidos no tocante à questão de comer carne, se afastarão do povo de Deus para não mais andar com eles." Eventos Finais, pág. 82. Sabemos que não existe nenhuma ordem expressa na bíblia para abandonarmos a carne, pelo contrário, existe até permissão para se comê-la. Contudo, Ellen White advertiu sobre os perigos de seu consumo nos últimos dias, onde os que não a abandonarem poderão ser derrotados por Satanás devido a mente está enfraquecida. O mesmo pode ser entendido na questão dos tambores, pois eles têm o mesmo efeito sobre a mente. No passado pode ter sido permitido, como foi o consumo da carne, mas agora devemos evitá-lo para não sermos enganados por Satanás. Levando em consideração que estamos nos últimos dias, tudo que estiver ao alcance de Satanás, ele poderá usar para conquistar a nossa mente e, por fim, a nossa adoração.

Quanto a questão de Ellen White não haver escrito nada sobre o uso de tambores como o fez com relação ao consumo da carne, quero citar algumas de suas declarações sobre a verdade ser revelada de acordo com o momento da história.

"Cumpre não pensar: 'Bem, temos toda a verdade, compreendemos as principais colunas da nossa fé, e podemos descansar neste conhecimento.' A verdade é progressiva, e precisamos andar em luz crescente." Evangelimos, pág. 296.

"A vereda do justo é progressiva, de força em força, de graça em graça, e de glória em glória. A iluminação divina aumenta mais e mais, correspondendo a nosso movimento de avanço, habilitando-os a fazer face as responsabilidades e emergências que se nos deparam." Testemunhos Seletos, Vol. 1, pág. 426.

"Ninguém pense que não há mais sabedoria para alcançar. A profundeza do entendimento humano pode ser medida, as obras de autores humanos podem ser conhecidas; porém o mais alto, mais profundo e mais largo vôo da imaginação não pode descobrir a Deus. Há a imensidade além de tudo que podemos compreender. Vimos somente o cintilar da glória divina e do infinito conhecimento e sabedoria; temos estado a trabalhar, por assim dizer, próximos da superfície enquanto ricos veios de ouro estão mais embaixo, para recompensar aquele que cavar em sua procura. A escavação precisa aprofundar-se mais e mais na mina, e maravilhosos tesouros serão o resultado. Por uma fé correta, o conhecimento divino tornar-se-á conhecimento humano." Parábolas de Jesus, pág. 113.

Seria infantil de nossa parte acreditar que tudo já foi revelado, não é verdade?

Permita-me fazer um exemplo.

Quando estamos viajando à noite, o farol do carro não consegue focalizar um objeto que está a uma distância muito grande, mas à medida que nos aproximamos do objeto, este se torna mais visível. Assim, à medida que nos aproximamos do fim da escuridão deste mundo, as armas que Satanás inventar, Deus as revelará para aqueles que estão buscando o conhecimento prepararem-se para as horas finais deste mundo e, assim, evitar a derrota final.

Mas, a decisão é sua.
Resta Uma Esperança