29 setembro 2009

Países têm apenas 70 dias até cúpula da ONU sobre Mudança Climática

As Nações Unidas lançaram nesta segunda-feira, 28, uma advertência aos líderes mundiais de que eles têm apenas 70 dias para chegar a um novo acordo para frear o aquecimento global, enquanto ambientalistas afirmaram que as inundações nas Filipinas, que deixaram ao menos 140 mortos, são uma amostra do já devastador impacto da mudança climática.

O prazo coincide com o início da cúpula da ONU sobre o tema, que será realizada em dezembro, em Copenhagen.

“O tempo não está somente passando. Está quase acabando”, disse o chefe do Secretariado de Mudança Climática da ONU, Yvo de Boer, em reunião em Bangcoc com delegações de 180 países, a penúltima preparatória para o encontro onde o documento final de 30 páginas será apresentado com os compromissos dos países sobre o assunto.

Alguns ambientalistas tentaram aumentar a noção de urgência do tema dando como exemplo a tempestade tropical que causou neste fim de semana a pior inundação em mais de 40 anos nas Filipinas, como uma amostra do tipo de clima instável que pode ser desencadeado pelo aquecimento das temperaturas globais.

“Estamos pedindo aos negociadores que vejam além de suas paredes. Eles devem perceber que as vidas das pessoas estão em jogo”, disse Dinah Fuentesfina, uma ativista filipina da organização Global Campaign for Climate Action Asia.

Fonte Opinião e Notícia