18 setembro 2009

Sem o domingo não podemos viver


O Padre Lu publicou no “Sementinha” – informativo da Paróquia de Tapiratiba, setembro 2009 – a matéria que está transcrita em seguida, muito oportuna neste mês da Bíblia. Fala sobre o Domingo e sobre a Missa, lugar privilegiado para se ouvir a Palavra de Deus e refletir sobre ela.

Esta expressão era usada pelos cristãos dos primeiros tempos da Igreja quando eles viviam debaixo de uma perseguição terrível. Eles eram capazes de suportar as piores dificuldades, mas jamais deixavam de celebrar o Dia do Senhor. No início do cristianismo muitos cristãos foram martirizados por se reunirem em assembléia no “primeiro dia da semana”, mas ao serem interrogados e instigados a não cometerem mais tal “crime”, respondiam prontamente: “sem o domingo não podemos viver”.

O domingo é a celebração do mistério pascal. É, pois, o principal dia de festa. É o dia em que a família de Deus se reúne “para escutar a Palavra, repartir o Pão consagrado e recordar a ressurreição do Senhor”. E, como nos ensina o Papa João Paulo II: “É o dia do Senhor, dia de Cristo, dia da Igreja, dia do Homem e dia dos Dias”. Domingo é, então, dia da família se encontrar com o Cristo vivo na Eucaristia. É dia da família e da comunidade. É dia de encontro fraterno. É dia de gratuidade. Neste dia deixamos o trabalho para dar lugar a momentos que nos humanizam: o encontro com os irmãos e o encontro com Deus. Santificar o domingo significa: partilhar e difundir a fé, evangelizar, realizar encontros de pastorais e promover o serviço da caridade.

Para muita gente, infelizmente, o domingo é apenas o dia feriado, ocupado frequentemente com coisas inúteis e que geram desgastes. Como deve ser vazia a vida dos cristãos e sem graça sua semana quando não participam da Missa Dominical. E, mais ainda, seu trabalho pastoral sem o auxílio da Eucaristia, dificilmente será frutuoso. Não é à toa que Jesus disse: “Sem mim vocês não podem fazer nada!” (Jo 15, 5)

Fonte Democrata Digital On Line

Nota: Não existe nenhuma evidência bíblica, e nem na história, que prove que os primeiros cristãos utilizavam o domingo como dia de guarda, isto é uma tentativa de forçar algo que a bíblia não autoriza, o dia que sempre os primeiros cristãos guardavam era o sábado. (Mateus 12:8, 24:20; Lucas 4:16, 23:56; Atos 13:14, 13:27, 13:42, 13:44, 15:21, 16:13, 17:2, 18:4). A mudança foi realizada no Século IV depois de Cristo, por Constantino, Imperador Romano, que se converteu ao cristianismo para unificar o império, trazendo com ele um costume pagão, pois o domingo era dedicado ao deus Sol no paganismo. Esta mudança na Lei de Deus em Êxodo 20 foi profetizada em Daniel 7:19-25, onde mostra um Satânico realizando-a.

Para uma melhor compreensão de toda história e conhecer como foi realizada esta mudança clique aqui.