Samoa alerta para novo tsunami
Ondas gigantes provocaram mais de 100 mortos, segundo autoridades.
Boa parte da população rumou para terras altas, longe do mar.
As autoridades de Samoa lançaram nesta quarta-feira (30) um novo alerta de tsunami, horas depois que um forte terremoto no Oceano Pacífico provocou um primeiro e devastador tsunami que atingiu o arquipélago.
O tsunami ocorreu depois de um terremoto nesta terça-feira (29). As ondas gigantes provocaram mais de 100 mortos no território de Samoa Americana e em Samoa, segundo as autoridades locais.
O epicentro localizou-se no mar, a 195 km de Ápia, capital de Samoa. Inicialmente, a agência havia avaliado a intensidade do abalo em 7,9, na escala de momento, mas depois revisou para 8. A Defesa Civil da Nova Zelândia avaliou o tremor em 8,3 graus na escala Richter.
Até agora, foram registrados 100 mortos em Samoa e 14 em Samoa Americana. Há relatos de dezenas feridos e de muita destruição, com vilas inteiras alagadas. O medo levou moradores da região a buscar lugares mais elevados para se proteger.
“A sirenes tinham deixado de tocar depois que a polícia nos orientou para rumarmos às partes mais altas e longe do mar, quando houve um novo alerta de tsunami”, disse Cherelle Jackson, habitante do arquipélago. “Tudo começou de novo”, lamentou.
Apesar do novo alerta, o Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico não lançou nenhuma nova advertência. O Centro de Estudos Geológicos dos Estados Unidos também não registrou alterações na região.
Fonte Portal G1
Nota: Oremos pelas famílias das vítimas. Oremos também pelos irmãos, pelos feridos e por todos os atingidos de alguma forma.