17 setembro 2009

Cresce busca de jovens por religiões evangélicas no Brasil

A Igreja Apostólica Renascer em Cristo é apenas uma entre o grande número de igrejas evangélicas que tentam conectar com a população jovem no Brasil.

De torneios de luta, a músicas religiosas que levam uma batida reggae, ou até videogames dentro da própria paróquia, essas novas igrejas transformaram o fenômeno evangélico no movimento espiritual que cresce mais rápido no Brasil, e que está tirando a popularidade do tradicional Catolicismo Romano, religião predominante no país.

Para se ter uma idéia do impacto, em 1950, 94% da população brasileira dizia ser católica, mas esse índice caiu para 74%, até 2000. Enquanto isso, a porcentagem de brasileiros que se julgam evangélicos cresceu cinco vezes no mesmo período, chegando aos 15% da população, em 2000.

De acordo com a professora Silvia Fernandes, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e autora de um livro sobre o assunto, os brasileiros estão se convertendo às religiões evangélicas, ou pentecostais, por sua “flexibilidade de expressão religiosa”.

Para ela, os jovens veem igrejas como a Renascer como lugares onde podem se expressar livremente. “Não buscam simplesmente solucionar seus problemas, mas conhecer novas pessoas e socializar”, diz.

No entanto, a igreja Renascer está envolvida em uma série de polêmicas. Estevam e Sônia Hernandes, líderes da religião, foram obrigados a retornar ao Brasil em agosto, depois de ficarem presos durante vários meses nos Estados Unidos, com a descoberta de um esquema de desvio em um valor de US$ 56 mil. Eles ainda são acusados de fraude, evasão fiscal e lavagem de dinheiro no Brasil.

Fonte Opinião e Notícia

Nota: O mundo evangélico está sendo popularizado. Alguns anos atrás, quando se falava em religião para os jovens, o que sempre ouvíamos era: "ser crente é para pessoas idosas". O mundo evangélico começou a baixar as normas, "não precisa ser tão rígido" - é o que dizem - "podemos dançar, pular, vestir o que desejar, comer o que quiser, podemos beber um cerveja 'sem álcool', ir em uma balada para 'Jesus'" - "o que Deus quer é o coração" - é a frase mais usada. Realmente é verdade, Deus quer o coração, mas um coração santificado pela Sua palavra.

Ouvimos falar de Rock para "Jesus", Forró para "Jesus", Hip Hop para "Jesus", Reggae para "Jesus" e tantos outros. Por este motivo, quando Cristo viu o futuro, disse que muitos chegarão no último dia e dirão: eu dancei para ti "Jesus", eu cantei um Reggae, um Hip Hop, um forró, um Rock em louvor a ti "Jesus", eu frequentava uma balada em teu nome "Jesus", eu preguei em teu nome, cantei, orei, realizei milagres, eu ia nos cultos show em teu nome "Jesus", e a resposta será: "eu nunca vos conheci". Mateus 7: 23.

Com o desejo de encher as suas igrejas, de arrecadar uma grande quantia em dízimos e em ofertas, muitos viram no evangelho uma grande fonte de lucro, então baixaram as normas, para encherem os bolsos. Deus pedirá contas de cada um pelo que estão fazendo, e ai destes que utilizaram o evangelho para o enriquecimento.

Paulo viu isto acontecer em seus dias e disse: "Contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, que cuidam que a piedade seja causa de ganho: aparta-te dos tais" I Tm. 6: 5. Leia o capítulo inteiro.