21 setembro 2009

Rio: 80 mil se manifestam contra a intolerância religiosa


Católicos, evangélicos, muçulmanos, judeus e, principalmente, seguidores de religiões de origem afro se reuniram na Praia de Copacabana neste domingo durante a 2ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. Cerca de 80 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, tomaram quase 1 km da orla.

Participaram do evento o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos; o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; além de representantes dos estados e da Nigéria. Marcada para as 10h, a manifestação atrasou quatro horas para esperar o grupo judeus, que estava na sinagoga.

Para representar a unidade entre as religiões, o sucesso evangélico Faz um Milagre em Mim, de Regis Danese, foi cantado em iorubá pelo sacerdote do candomblé Babá Òguntundelewa.

"Votamos o estatuto da Igualdade Racial para dignificar, sobretudo, as religiões afrodescendentes. Mas o governo federal apoia todos os segmentos religiosos", defende o ministro Edson Santos.

Segundo a coordenadora da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Rosiane Rodrigues, o ato tem o objetivo de alertar para os malefícios da discriminação religiosa. "Não há nada pior do que o fundamentalismo. Todas as religiões estão aqui, menos os neopentecostais", critica ela.

Representando a Arquidiocese do Rio, o padre Fábio Luiz considerou o ato importante para concretizar o discurso de paz e tolerância pregado pelas religiões. "Temos que viver isso e combater a mentalidade intolerante", declara.

No segundo dia de comemoração da chegada da imagem de N. Sª. de Nazaré ao Rio de Janeiro, a santa foi levada em carreata pelas ruas da cidade. A saída foi do heliponto da Lagoa, onde a imagem chegou após procissão marítima nas barcas Rio-Niterói. Da Lagoa, a santa seguiu para a Feira dos Nordestinos em São Cristóvão e para a Favela da Maré, onde foi recebida com show de Elba Ramalho. Hoje às 12h, será realizada cerimônia do Angelus no Corcovado e, às 19h30, a santa segue para o Maracanãzinho, onde acontece show do Padre Fabio de Melo.

Fonte Terra

Nota: Uma Caminhada com Evangélicos, Católicos, Mulçumanos, Judeus e religiões de origem afro, e, para encerrar, a imagem de uma santa. A igreja católica sempre mostrou em seus eventos o poder que possui, conduziu todas as religiões a adorar uma de suas imagens de escultura. Assim ela fará com respeito ao domingo. Apesar de muitos neopentecostais não haverem participado do evento por causa, com certeza, da imagem de escultura, isto não irá acontecer quando o assunto for o domingo, pois nisto eles concordam.

Espero que nenhum adventista tenha comparecido a esta caminhada. Se alguém compareceu deve dobrar os joelhos e clamar pelo perdão.
Outro ponto interessante é a crítica contra os "fundamentalistas religiosos", imagine quando o assunto for o domingo em prol da preservação do planeta, e os fiéis servos de Deus se colocarem ao lado da Verdade.