WASHINGTON (AFP) — O Google lançou um novo aplicativo, o Google Latitude, que permite aos usuários localizar fisicamente, através do celular, seus contatos que também estejam registrados nesse serviço, informou a empresa em seu blog oficial.
Disponível desde terça-feira, o Google Latitude é promovido como "uma forma divertida de estar em contato com as pessoas mais chegadas", já que indica a localização próxima dessas pessoas, indicou o grupo com sede no Mountain View (Califórnia).
"De agora em diante você saberá se sua esposa está engarrafada no trânsito, se um de seus amigos veio à cidade para o fim de semana ou podem se tranquilizar de que um ente querido que viajou de avião chegou a seu destino", explica o Google.
Antecipando-se às críticas pelas possíveis invasões à vida privada que o serviço implica, a empresa reconhece "o caráter sensível da localização on-line", mas insiste nas garantias de segurança para os usuários do novo aplicativo: tudo é opcional, uma pessoa pode escolher a quem localizar e existe o 'modo oculto'.
Disponível em 27 países, 14 deles na União Européia, o serviço será expandido progressivamente para outras regiões.
O grupo britânico de telefonia móvel Vodafone e a empresa informática americana Loopt já haviam desenvolvido um serviço de localizadores para celulares.
Nota: Leia este artigo em conexão com o artigo abaixo e veja o interesse de Obama em se aliar com o Google. Existem vários fatores para este casamento ocorrer.