20 fevereiro 2009

EUA tentam obrigar UBS a divulgar clientes suspeitos de sonegação

Washington, 19 fev (EFE).- O Governo dos Estados Unidos processou hoje o UBS, maior banco da Suíça, para obrigá-lo a divulgar os nomes de 52 mil americanos suspeitos de usar contas secretas para não pagar impostos.

Em meados desta década, essas contas continham cerca de US$ 14,8 bilhões, afirmou o departamento de Justiça dos EUA em comunicado.

O UBS, com sedes em Zurique e Basiléia, afirmou em outro comunicado que vai se opor "energicamente" ao processo do Governo americano e assegurou que a identidade dos donos das contas "está protegida contra sua divulgação pelas leis suíças de privacidade financeira".

Ao mesmo tempo, o presidente da Suíça, Hans Rudolf Merz, garantiu hoje que o sigilo bancário seguirá "intacto" em seu país.

Como parte de um acordo com o Governo americano na quarta-feira, o UBS dará o nome de 250 a 300 clientes suspeitos de sonegar impostos, e pagará multas no valor de US$ 780 milhões.

No entanto, os Estados Unidos querem muito mais nomes e, para forçar o UBS a cumprir sua exigência, encaminharam hoje o processo em um tribunal de Miami.

O Governo americano quer saber quem são os verdadeiros donos de 20 mil contas do UBS com ativos financeiros e de outras 32 mil com dinheiro.

"No momento em que milhões de americanos estão perdendo seus empregos, suas casas e seus planos de saúde, nos horroriza saber que mais de 50 mil das pessoas mais ricas entre nós tenham tentado fugir de sua obrigação legal e cívica de pagar impostos", declarou John DiCicco, procurador-geral adjunto interino do escritório tributário do departamento de Justiça.

O Governo mantém a acusação de que o UBS ajudou americanos ricos a abrirem empresas "de fachada" em paraísos fiscais para sonegar impostos.

Segundo as autoridades dos EUA, o UBS treinou seus empregados para evitar que se detectassem as operações com códigos cifrados e outras medidas de proteção de dados. EFE

Fonte Portal G1

Nota: Antes de mais nada quero deixar claro que sonegação é crime e vai contra os princípios Divinos, pois Cristo, quando questionado sobre o tributo ao governo, disse: "Dai a César o que é de César...". Mateus 22:21.

Agora quero só lembrar que a crise financeira está causando estragos no sigilo bancário, na privacidade, e isto é só o começo, lembre-se que seremos proibidos de comprar e vender, a crise nos alimentos junto com a crise financeira darão grande sustentação para isso acontecer.

Isto é uma amostra do que o Governo Americano é capaz de fazer com aqueles que se colocarem contra suas leis, estejam eles onde quer que estejam. Pressão ocorrerão de todos os lados em todos os países para obrigar a todos a obedecer as novas leis. Sabemos que aqueles que se colocarem ao lado de Deus serão protegidos.