26 fevereiro 2009

Movimento para recuperar domingo como dia de descanso

O episcopado elogia a iniciativa de cinco membros do Parlamento Europeu

BRUXELAS, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- O Secretariado da Comissão de Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE), as Igrejas Protestantes e a Igreja Anglicana elogiaram a decisão de cinco membros do Parlamento Europeu que apoiarão a iniciativa lançada por numerosos episcopados para solicitar o pronunciamento do Parlamento sobre a declaração escrita acerca da «proteção do domingo como pilar essencial da herança e do modelo social europeu».

Em um comunicado publicado em dias passados, os bispos da União Européia indicaram que a Declaração para a Proteção do Domingo «pode constituir um importante compromisso frente à Europa Social».

No documento, que foi lançado pelos parlamentares europeus Anna Záborska, Martin Kastler, Jean Louis Cottigny, Patrizia Toia e Konrad Szymanski, em 2 de fevereiro passado, os bispos da União Européia afirmam que «a atual crise econômica e financeira tornou ainda mais evidente que nem todos os aspectos da vida humana podem estar sujeitos às leis do mercado».

De fato, acrescentam que o consumismo não representa um modelo nem para a economia sustentável nem para um desenvolvimento humano saudável.

O texto indica que o trabalho dominical coloca quem o realiza em uma situação de desvantagem social: da vida familiar até as condições de saúde.

«O domingo livre é um fator decisivo no equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar. É de fundamental importância para as relações familiares, mas também para a vida social e cultural», advertem.

Segundo as escolas da União Européia, o domingo é o dia do descanso semanal para as crianças e para os adolescentes, pelo que os bispos asseguraram que «é necessário respeitá-lo também para os pais, para que possam estar com sua família».

Neste sentido, o episcopado da União Européia alerta que é necessário proteger o domingo e deixar de lado «os objetivos que procuram unicamente aumentar a produção e o consumo».

«Os trabalhadores experimentam uma fragmentação em suas vidas privadas», pelo que é necessário apoiá-los, para que possam defender seus interesses familiares.

Para que a declaração seja aceita, é necessário que seja assinada pela maioria dos membros do Parlamento Europeu, ou seja, 394 membros, antes do próximo dia 7 de maio.

Fonte Zenit