09 janeiro 2009

Sobe para 14 o número de mortos em terremoto na Costa Rica















Tremor ocorreu na quinta-feira a 35 km da capital, San José.

Há vários desaparecidos e feridos em cidades próximo ao epicentro.

Do G1, com agências internacionais

Pelo menos 14o pessoas morreram e 42 comunidades do centro e do norte da Costa Rica foram atingidas pelo forte tremor de magnitude 6,2 graus que abalou o país na tarde de quinta-feira, informaram as autoridades nesta sexta (9).

O epicentro do tremor foi na província de Alajuela, a cerca de 35 km da capital, San José.

As autoridades também informam sobre vários desaparecidos e feridos que ainda não foram contados, principalmente em Vara Blanca e Poás, cidades mais próximas do epicentro do tremor.

O tremor, um dos mais intensos da última década no país, gerou mais de 250 réplicas, das quais algumas foram percebidas pela população em Poás e Vara Blanca.

Nesses dois povoados, foram constatadas estradas com grandes danos, deslizamentos, casas no solo e pequenos bairros incomunicáveis onde as autoridades estão chegando pouco a pouco com ajuda.

Imagens da televisão local mostram várias casas derrubadas, estradas destruídas e pessoas pedindo ajuda em Poás e Vara Blanca.

O abalo provocou blecautes e danos em edifícios das cidades de San José e Alajuela, no centro do país, onde seus trabalhadores foram evacuados como medida preventiva.

Segundo o Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (Ovsicori), o tremor teve seu epicentro 10 quilômetros ao leste do Vulcão Poás, na província de Alajuela, situado cerca de 60 quilômetros ao noroeste de San José.

O presidente da CNE, Daniel Gallardo, declarou "alerta vermelho" nas províncias de Alajuela, San José, Cartago e Heredia, todas no centro do país.

Esse alerta habilita os comitês locais de emergências e a vigilância nas zonas mais afetadas, com a intenção de levar ajuda e evacuar pessoas caso necessário.

As autoridades já descartaram que os tremores tenham relação com a atividade do vulcão Poás.

Fonte Portal G1