16 janeiro 2009

Paulo previu a Crise Financeira nos Últimos Dias

"Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos...”. II Tm 3:1-5.


Paulo previu a Crise Financeira e os tempos difíceis que este mundo irá enfrentar daqui em diante, ele ainda diz os motivos: O amor egocêntrico, a ganância, a soberba... etc.


Gabriel Kolko, um dos principais historiadores da guerra moderna, disse em alguns artigos publicados no site Resistir, o seguinte: As pessoas que sabem muito acerca do sistema financeiro mundial estão cada vez mais preocupadas, e por boas razões. Advertências sombrias estão a surgir das fontes mais "respeitáveis". A realidade tornou-se descontrolada. Os demônios da ganância estão à solta. Disse mais: “O sistema financeira global agora está fora de controle. A cobiça é desenfreada. As instituições internacionais existentes não podem mudar esta realidade. Estamos à beira de uma crise séria – se não for agora, será no futuro próximo”. Clique aqui e leia os artigos completo.


O desejo pelo ganho elevado (cobiça, ganância) levou o sistema financeiro mundial a liberar crédito de forma descontrolada e isto induziu a muitos a irem atrás do crédito para satisfazer seus desejos egocêntricos, esquecendo dos mais humildes e necessitados (e, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mt 24: 12). Assim sendo, este sistema foi copiado por todos os bancos do mundo, levando a uma crise econômica de grandes proporções.


A grande maioria das empresas e pessoas que realizaram financiamentos não teve condições de pagá-los, então, os bancos começaram a gritar por socorro. Agora quem possui dinheiro em caixa não deseja emprestar, isso gerou o aumento dos juros e a falta de crédito, o dinheiro que antes circulava, está, agora, nas mãos de alguns pouco milionários e do governo. As empresas deixaram de vender seus produtos por falta de crédito para os compradores. Isso foi causando uma bola de neve, atingindo a todos os que estão na sua rota.


A Revista Época publicou uma entrevista com um Economista Norte Americano com título: "O Problema foi a ganância". Copiei o seguinte trecho da entrevista: "O economista e consultor americano Peter Bernstein, de 90 anos, é um dos principais estudiosos da questão do risco em todo o mundo. Autor de diversos livros sobre investimentos, ganhou maior visibilidade no fim dos anos 90, quando as crises financeiras internacionais passaram a pipocar por aí, com a publicação de Desafio aos Deuses: a Fascinante História do Risco (Ed. Campus). Nesta entrevista, Bernstein se diz “horrorizado” com as perdas bilionárias sofridas pelos grandes bancos internacionais, em decorrência da crise no mercado imobiliário americano. Segundo ele, foi a ganância que levou os bancos a assumir riscos exagerados em suas operações com hipotecas. “É inacreditável que pessoas com alto grau de sofisticação, de conhecimento e de experiência tenham agido como um bando de amadores”, afirma". Leia a entrevista completa.


A ganância, a cobiça, o egocentrismo e muitos outros fatores causaram os problemas financeiros atuais como previsto por Paulo. E a Bíblia tinha razão...


Tudo é profético. Jesus profetizou a falta de amor, e Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, profetizou que a falta de amor ao próximo seria substituído pelo egocentristmo e pela ganância, e isto levaria a tempos difíceis. Tudo está acontecendo como previsto.


Cabe a cada um de nós, neste momento de crise, centrar a nossa vida no que é celestial. O fim está a bater em nossa porta.