09 maio 2008

Você acredita em Deus? Então você acredita em milagres.

Esse tem sido o lema da Rede Record ao lançar o site Eu Creio em Milagres, instituição ligada à Igreja Universal.

Têm ocorrido grandes manifestações miraculosas em diversas igrejas evangélicas, essas manifestações têm feito com que milhões de pessoas aceitem a fé evangélica.

A Igreja Universal foi uma das pioneiras no Brasil em implantar nos seus cultos o sistema de milagres e bênçãos como prova da presença de Deus em seu meio. Esse sistema tem sido copiado por diversas igrejas evangélicas. As igrejas que não aderiram a esse sistema estão, cada vez mais, perdendo adeptos. Algumas igrejas que não eram pentecostais estão aderindo ao pentecostalismo, pois é mediante a essas manifestações que muitos acreditam que Deus habita no meio deles.

Manifestações como falar em línguas, curas, bênçãos financeiras, formas de exorcismos têm atraído milhares de pessoas a essas igrejas. Mas diante de tudo isso, restam algumas perguntas: Esses milagres acontecem mesmo? Se acontecem, quem está por trás deles? Será Deus? É através de milagres e outras manifestações que Deus é revelado?

Diante de um mundo cheio de doenças, desgraças acontecendo constantemente, a fome se espalhando pelo mundo, problemas financeiros, violência, crimes, em fim, tudo tem contribuído para o crescimento dessas igrejas que prometem bênçãos de todas as espécies.

Para compreendermos isso, vamos à Bíblia e verifiquemos se são manifestações Divinas ou Satânicas.

Quando Cristo esteve aqui nesta terra passou por momentos semelhantes aos que estamos vivendo. A fome era vista por todos os lugares, a lepra era a grande epidemia existente, encontrar pessoas doentes, enfermas, passando por problemas financeiros, até mesmo fome, era muito comum.

A Multiplicação dos Pães e Peixes é um dos acontecimentos que estão relatados nos quatro evangelhos, você pode ler em sua Bíblia nos livros de Mateus 14:13-21, Marcos 6:30-44, Lucas 9:10-17, João 6:1-15. Essa história é uma das mais conhecidas da Bíblia. No livro de João, nos versos 14 e 15, o autor narra que por causa do grande milagre de alimentar mais de cinco mil pessoas com 5 pães de 2 peixes e ainda sobrarem 12 cestos cheio de pães, a multidão que seguia a Cristo queria proclamá-lo rei, pois ele seria a solução para a fome do mundo, a solução para as doenças, problemas financeiros e trazer a paz ao mundo. O impressionante é que Cristo não aceitou ser proclamado rei, sendo esse o motivo dele ter vindo ao mundo (João 18:37 - se bem que seria de forma diferente), pois ele conhecia as verdadeiras intenções deles: usufruir de suas bênçãos. Cristo trocou a oportunidade de ser coroado rei naquele instante e trazer o mundo aos seus pés, pela cruz para salvar a humanidade.

Outro acontecimento interessante foi quando lhe solicitaram para que realizasse um sinal e assim mostrasse que era realmente o Filho de Deus, Jesus disse que o único sinal que seria dado para a humanidade era o fato de ele passar três dias no seio da terra, fazendo referência à sua morte e ressurreição, fato descrito por João como a maior prova de amor já vista: “Por que Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16. Realizar sinais e milagres não eram os principais objetivos de Cristo nesta terra. O grande e verdadeiro objetivo de Cristo neste mundo era salvar a humanidade, dando sinais e provas do seu amor, demonstrando-o na cruz do calvário. O próprio Cristo disse que sinais não provariam coisa alguma. “Pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios que, se possível, enganariam até os escolhidos” Mateus 24:24. Jesus falou que viriam pessoas reivindicando o céu por ter realizado milagres e expelido demônios em Seu Nome, as palavras de Cristo a essas pessoas foram: “apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” Mateus 7:15-23.

Jesus nunca atraiu ninguém aos seus pés pelos milagres que fazia, mas pelo amor que demonstrava às pessoas. Amigo, infelizmente muitas igrejas têm usado os milagres para atrair pessoas para Cristo, coisa que ele nunca fez.

Quando Cristo estava na cruz, foi-lhe solicitado uma prova de poder “se és filho de Deus, então desce da cruz” Mateus 27:40. Ele se recusou a descer, pois a maior prova era seu amor, e estava diante de seus olhos: um Homem inocente morrendo por uma humanidade culpada, apenas com o desejo de salvar o perdido.

A manifestação do Espírito Santo é comprovada pela presença da Verdade: “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras” João 16:13. Milagres não provam coisa alguma, o que prova é a obediência à Verdade. O Espírito Santo só é concedido mediante a obediência (Atos 5:32 - “E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem”). A Bíblia declara a Verdade como sendo um conjunto de coisas - “toda a verdade” está no coletivo, e são elas: Jeremias 10:10 – “O Senhor é o verdadeiro DEUS”, 1ª Verdade: Deus Pai; João 14:6 – “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” - 2ª Verdade: Deus Filho; I João 5:6 – “E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade” – 3ª Verdade: Deus Espírito Santo; João 17:17 – “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade”. – 4ª Verdade: A Bíblia; Salmo 119:142 – “A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a verdade” e Salmo 119:151 - “Tu estás perto, Senhor, e todos os teus mandamentos são verdade” – 5ª Verdade: A Lei de Deus. A respeito da Lei, disse Isaías: “À Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva” Isaías 8:20.

Se você deseja saber se os milagres realizados nessas igrejas são de Deus ou não, então pergunte se eles acreditam nessas Verdades e vivem de acordo com elas, isso implica em guardar e pregar os dez mandamentos descritos em Êxodo 20, caso contrário, eles se enquadram no que está em II Tessalonicenses 2:9-12: “esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça”.

“Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio”. João 8:44 – Essa declaração de Jesus a respeito de Satanás revela o verdadeiro caráter desse ser que se tornou o maior inimigo da humanidade, sendo mentiroso, jamais se firmou na verdade.

Satanás não suporta e jamais aceitará a Verdade, por isso os únicos recursos que lhe restam são o engano, a mentira, e quando isso não resolve, ele usa o poder da sedução, utilizando o mundo, o materialismo, a sensualidade e tudo que tiver ao seu alcance para levar o ser humano para a perdição.

A Bíblia é clara ao revelar o poder de Satanás em operar milagres, em disfarçar seus ministros em ministros de luz para operar obras miraculosas para enganar a humanidade. “E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras”. II Coríntios 11:14-15. Essa declaração de Paulo unida com declaração de Cristo em Mateus 24:24 e a outra de Paulo em II Tes. 2:9-12 mostram que Satanás usaria seu poder de operar milagres e prodígios através de agentes humanos com o fim de enganar, se possível, os próprios eleitos de Deus. O fim de todos que se deixarem ser enganados por Satanás é o mesmo fim que o aguarda. Apocalipse 19:20: “E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre”.

Esses acontecimentos miraculosos que estão se espalhando pelo mundo é um indicativo da breve volta do Senhor Jesus Cristo. A Bíblia revela que Deus operará um grande reavivamento no seu povo que guarda a sua Verdade. Joel 2:23: “Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes” e “Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne...” Joel 2:28. Esses textos revelam as duas grandes chuvas que Deus derramará sobre o seu povo. A Chuva Temporã era a primeira grande chuva do ano, onde era preparado o solo para receber a semente. A Chuva Serôdia era a última grande chuva do ano, onde amadurecia o grão para a colheita. Joel usou essa alegoria onde a água é um dos muitos símbolos do Espírito Santo para demonstrar o que Deus faria em sua última grande obra em favor deste planeta. A primeira chuva aconteceu no dia de Pentecostes, onde milhares se converteram em apenas um dia. O coração dos homens foi preparado para receber a semente que é a palavra de Deus - “A semente é a palavra de Deus.” Lucas 8:11. Agora, estamos esperando a chuva serôdia para amadurecer o grão para colheita.

Durante mais de dois mil anos, a semente tem se desenvolvido no coração dos homens, breve, muito breve Cristo virá para colher o que ele semeou.

A parábola do joio tem muito significado para os dias atuais. Cristo plantou a Semente da Verdade para colher um bom trigo, e Satanás plantou a semente da mentira, essa semente desenvolveu e se tornou o joio, e o fim do joio será: “Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro” Mateus 13:30. O joio será queimando pelo fogo eterno e o trigo será levado para o celeiro de Deus – “...novo céu e nova terra nos quais habita a justiça” II Pedro 3:13.

Satanás, como sempre, tem falsificado tudo aquilo que Deus fez. Falsificou o derramamento da chuva serôdia, conduzindo milhares de pessoas pelo engano dos milagres.

Amigo fique de olhos abertos e nunca se deixe levar por acontecimentos miraculosos, pois o Verdadeiro Povo de Deus não usa milagres para atrair ninguém. O Verdadeiro Povo de Deus usa a verdade para atrair pessoas a Cristo.

Hilton Bastos

13 comentários:

  1. Ola HILTON TENHO ACOMPANHADO SEU BLOG, E ESTE ARTIGO FOI INSPIRADO PELO ESPIRITO SANTO, CONCORDO EM TUDO COM SEU COMENTARIO E Q DEUS O ABENCOE A CONTINUAR FIRME PELA VERDADE DE DEUS, UM ABRACO MARCELLO LATTA-USA-PHILADELPHIA

    ResponderExcluir
  2. olá pastor hilton, sou membra da IURD,faço parte dela á 8 anos e eu sou um exemplo vivo de que na igreja universal há MILAGRES, cheguei na igreja doente e hoje para honra e glória do Senhor Jesus eu estou curada e a cada dia vejo os milagres acontecendo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Hilton, bom dia! Apesar de você não ter sido inicialmente um Pastor da Igreja Adventista do Sétimo, tem demonstrado através do seu testemunho vivo, que existem muitas pessoas sinceras nas outras religiões e que pouco a pouco escutarão a voz do verdadeiro Pastor. Continuo utilizando no meu blog vários temas da sua autoria. Que Deus continue a lhe abençoar e que você continue dando provas de que realmente conhece e confia na VERDADE (JESUS CRISTO). Um abraço com muito carinho meu irmão em Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Olá ,sou membro ha quatorze anos da IURD.Sou testemunha viva de milagres...Devemos olhar os frutos...Deus lhe abencoe... Eder.

    ResponderExcluir
  5. Olá,Pastor estou aqui pela primeira vez.meu nome é Mirla Maíris e tenho 16anos sou uma jovem que tem muitos conflitos na familia , mas estou aqui pra dizer q Deus fez um milagre, e hoje minha familia esta vivendo bem melhor em questao de harmonia.Quero pedir para que você ore pela minha família.bjao
    sou de maracanaú-ceará

    ResponderExcluir
  6. Continuação...

    • 1 copo de água do mar;
    • 1 copo de água do rio;
    • 1 copo de água do lago;
    • 1 copo de água da cachoeira;
    • 1 copo de água da chuva;
    • 1 copo de água da bica;
    • 1 copo de água da torneira.

    Não foi sem razão que Paulo recomendou aos cristãos cuidados redobrados contra os falsos pregadores, que como no passado, hoje estariam fazendo qualquer coisa para roubar a fé do povo. Ele escreve: “TENDE CUIDADO PARA QUE NINGUÉM VOS FAÇA PRESA SUA, POR MEIO DE FILOSOFIAS, ENGANOS E VÃS SUTILEZAS, SEGUNDO A TRADIÇÃO DE HOMENS, SEGUNDO OS RUDIMENTOS DESTE MUNDO, E NÃO SEGUNDO CRISTO” - Colossenses 2:8, o que equivale dizer que qualquer coisa que viola os ensinos Bíblicos é fraude, portando crime contra a fé cristã. É digno de dó ver como pessoas humildes estão sendo surrupiadas nas suas intenções e nas suas necessidades espirituais por pessoas inescrupulosas e sem amor ao próximo, que usam o evangelho como instrumento de levantamento de fundos financeiros para a concepção de seus projetos e de suas maluquices religiosas. Estão passando literalmente por cima da Bíblia, conduzindo o povo a um cristianismo dependente de novidades criadas e estruturadas nas oficinas do inferno, colocadas como aprovadas por Deus para enganar literalmente a mente dos desesperados. O que fica evidente é que por Jesus não estar fazendo efeito na vida destas pessoas que recorrem a estes artifícios eles optam em se banhar no que vier para verem os seus sofrimentos amenizados, com isto o vazio do coração continua crescendo... Enganados e felizes, é este o sentimento das pessoas que freqüentam estes terreiros na busca de alento para as suas doenças da lama e do coração sem perceberem a armadilha em que estão entrando.

    Ou nós que defendemos um cristianismo verdadeiro acordamos e lutamos contra estes desmandos ou seremos condenados por omissão, uma vez que sabemos, pelo conhecimento que temos das Escrituras, que tudo isto não passa de trapaça e de engodo religioso.

    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. MILAGRES & MILAGRE$
    NO QUE CREIO

    Que eu creio em milagres disto eu não tenho dúvidas até porque eu sou um deles, o que eu não admito em hipótese alguma e não creio é nesta indústria da exploração do povo estampada diariamente nas telas das televisões e nos templos de entidades que usam a religião como instrumento de abuso na venda de curas que não passam de trapaças e de encenações para ludibriar a fé do povo. Os milagres existem, mas existem também os MILAGREIRO$ que utilizam destas artimanhas para extorquirem boas somas dos desavisados e dos desesperados.

    O primeiro ponto a observarmos nesta questão dos milagres relatados na Bíblia é em que circunstâncias eles aconteceram? Invariavelmente todos os milagres descritos nas Escrituras foram resultados de momentos na vida daqueles que foram INSTRUMENTOS para que os mesmos acontecessem, inclusive Jesus. Em momento algum se propagou ou se divulgou, como se faz hoje, que este ou aquele ia passar ou estar em tal lugar e que em estando ali haveria sinais de curas e milagres, isto está muito claro nas Escrituras. Não há relato nas Escrituras sobre campanhas de curas e milagres, ninguém saia avisando que um Super Herói iria estar em tal cidade e ali faria mil e uma maravilhas. Outra coisa é que os homens de Deus, incluindo o próprio Jesus, eram muito reservados quanto a esta prática de curas e milagres, até porque sabia-se que isto poderia se transformar, como aconteceu de fato, numa industria e numa mina de dinheiro e de ESCÂNDALOS. Os milagres nos tempos apostólicos eram realizados através de pessoas SÓBRIAS e comprometidas com o Evangelho, que viviam em função dele EVANGELHO e não de patrocinar entidade, igrejas ou agremiações. Também não era usado para desmoralizar a concorrência ou para demonstração de poder ou de superioridade. Outro fato interessante é que os milagres não se resumiam a isto ou aquilo, curava-se enfermidades, restaurava-se o físico, ressuscitava-se mortos, mas tudo dentro de critérios que de fato pudessem dar sustentação aos acontecimentos. Assim, Jesus usou o lôdo para dar vista ao cego, a água para transformá-la em vinho e até um morto para ser ressuscitado. Outro fato a considerar é que jamais um demônio foi se manifestar dentro de um templo, coisa que hoje é comum, daí se imaginar que há algo errado nas igrejas uma vez que até nos terreiros de umbanda a sua manifestação é rara. Eu poderia ir mais longe, mas fico por aqui.

    Segundo, como precederam e como se deu depois de serem consumados os milagres? Invariavelmente todos os milagres relatados nas Escrituras precederam da necessidade da manifestação real do poder de Deus para que o povo pudesse crer naquilo que ouviam. Havia todo o cuidado para que aquilo não se transformasse em um ESPETÁCULO nem tão pouco p paciente fosse exposto ao ridículo como ocorre hoje. Na realidade hoje os CURANDEIROS vivem de mostrar as suas proezas como forma de demonstrarem abertamente quem é o mais poderoso, qual a igreja contabiliza o maior numero de prodígios, qual a igreja tem o milagre mais cabeludo e vai por aí. A linha não muda, todos sem exceção, exploram com irracionalidade a boa fé do povo. Outra coisa é que os favorecidos por um milagre tinham a recomendação expressa de não fazerem qualquer propaganda daquilo que haviam recebido como graça de Deus. Mas, o que se vê hoje é uma indústria de propagandas imoral que visa exclusivamente atrair o povo para ser extorquido dentro das igrejas. A questão fundamental que é a salvação da alma e a conscientização da condição de pecador foi abolida destas igrejas, se é que podemos classificá-las como tal, dando espaço para uma espiritualidade triunfalista baseada na irracionalidade de se procurar Deus pelo que ele pode oferecer e não pelo que ele é.


    Continua...

    ResponderExcluir
  8. Continuação...

    Creio em milagres sim, e sou um deles. Há tempos atrás, caí do telhado da igreja numa altura aproximada de 5,0 metros e para a medicina convencional eu seria parte das estatísticas, mas Deus não permitiu isto e depois de alguns dias ele me levantou do leito hospitalar, fato que deixou os médicos e os que me acompanhavam perplexos. Recentemente estive em um leito hospitalar, com septicemia, desenganado pela medicina aguardando somente o momento de partir, no entanto Deus agiu em meu favor e hoje estou aqui contrariando TODAS as previsões da medicina. Nem por isto eu fui para a minha igreja fazer propaganda do que ocorreu e mesmo assim a sociedade não deixou de saber que eu creio em um Deus que tudo pode.

    O que há de fato é uma CONCORRÊNCIA IMORAL E IRRACINAL entre os que vivem desta prática absurda na intenção clara e declarada de promoverem o crescimento de seus grupos religiosos através da exploração da indústria dos milagres. Isto fica ainda mais evidente quando nos programas televisivos o tempo todo é gasto com propagandas de milagres e curas mal explicadas. A humilhação é evidente com os fiéis sendo OBRIGADOS a fazerem acrobacias no palco para comprovarem o tal milagre recebido. Nenhum dos seguidores desta doutrina sequer menciona o céu como objetivo do ser humano, pecado nem pensar, o que evidencia que a salvação se resume a ser curado de uma doença qualquer e pronto. O que vale mesmo é o aqui e agora, a eternidade... Deixa isto para lá, dá muito trabalho para explicá-la para estes curandeiros.

    Não encontramos na Bíblia ninguém gritando, dando ordem para Deus, ou fazendo milagres por atacado. Também não encontramos nenhum relato de servos de Deus afirmando que fez ou faz qualquer coisa, os fatos aconteciam naturalmente sem estardalhaço e sem propaganda. Os crentes do passado TESTEMUNHAVAM da graça redentora do amor incondicional de Deus, eles não precisavam de propagandas, pois a vida falava mais alto que as obras e os milagres.

    Milagres hão de ser conseqüência e não objetivo na vida espiritual. Antes de qualquer coisa há de se preocupar com a alma e não com o físico, até porque este corpo vai para a sepultura e não para o céu. Fique atento, existem MILAGRES e MILAGRE$ e cabe a você diferenciar um do outro.


    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. oLha ,
    peço que ore por mim pela minha Vida sentimental pq tenho um relacionamento muito complicado e sei q Deus pode fazer um milagre e muda essa situacao
    e fazer o q ta dando errado da certo e trazer divolta o q eu pedi,
    me ajudem em oracao pois nao quero mais viver sofrendo
    e deixo nossos nomes para q posso orar para nós janaisley & jarede
    E q Deus abencoe!!!!

    ResponderExcluir
  10. oLha ,
    peço que ore por mim pela minha Vida sentimental pq tenho um relacionamento muito complicado e sei q Deus pode fazer um milagre e muda essa situacao
    e fazer o q ta dando errado da certo e trazer divolta o q eu pedi,
    me ajudem em oracao pois nao quero mais viver sofrendo
    e deixo nossos nomes para q posso orar para nós janaisley & jarede
    E q Deus abencoe!!!!

    ResponderExcluir
  11. OLA,EU CREIO EM MILAGRES E QUERO QUE ACONTEÇA UM NA MINHA VIDA,TENHO MAIS DE 50 ANOS E ATE HOJE NÃO TENHO MINHA CASA PRÓPRIA E TAMBÉM NÃO CASEI.TENHO SONHOS,QUERO QUE A MÃO DE DEUS ESTEJA SOBRE MINHA VIDA.

    ResponderExcluir
  12. Eu creio em milagres!
    ola, estou aqui em busca de um milagre, não na minha vida mas na vida de uma pessoa que eu amo muito.
    ele tem 18 anos e tem problema no coração, os medicos só deram aos 22 anos de vida... então pesso que ore por ele. Pois estou orando todos os dias! para que ele fique bem, e que os medicos estejam enganados sobre isso... nome dele e gabriel dias..
    orem por ele por favor... Deus me colocou na vida dele com um proposito, de mostras a ele que Deus pode tudo inclusivel curar ele...

    tenham um bom dia!

    espero ter alguma resposta...

    ResponderExcluir
  13. Desejo tudo de bom pra todos

    ResponderExcluir

Por favor, antes de comentar, identifique-se, caso contrário, o comentário não será publicado.

Comentários ofensivos a quem quer que seja, também não serão publicados.

RUE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...