14 maio 2008

Contra a abertura dos hipermercados ao domingo

A Liga Operária Católica (LOC) defende que os domingos devem ser dias "dedicados ao encontro das famílias", limitando-se ao máximo qualquer actividade laboral.

Fátima Ameida contesta assim a abertura dos hipermercados ao domingo. "Perdeu-se o domingo como espaço de encontro das famílias" e embora "esses espaços comerciais sejam uma espécie de centros de culto" para os agregados familiares modernos, têm de se encontrar outras "soluções e novos espaços de diálogo, de partilha e de entreajuda" diferentes, regista a coordenadora nacional da LOC. Os funcionários dos hipermercados "também têm famílias", salienta a responsável.

O bispo das Forças Armadas havia também já defendido que "o domingo é o dia da família" em que deve haver o "cumprimento de valores sociais como é o descanso e a tranquilidade que um trabalhador merece". Januário Torgal Ferreira adianta que esta posição não tem a ver com a celebração dominical, mas a necessidade de "encontro das famílias".

"Com bom senso e grande sensatez, as pessoas deveriam abrir os olhos" até porque "não é uma questão religiosa" mas sim o respeito da "dignidade humana", apontou o prelado."É importante que um trabalhador tenha direito ao domingo" até porque "há uma razão história e social para o fim-de-semana ser um espaço de legítimo descanso", acrescentou.

Fonte: Fátima Missionária - Site Católico em Portugal

...