19 janeiro 2010

Papa saúda diálogo católico-luterano


Bento XVI recebe delegação ecuménica finlandesa no início da semana de oração pela unidade dos cristãos. Bento XVI manifestou hoje a sua satisfação pelos avanços registados no diálogo católico-luterano em países nórdicos, lembrando a “Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação”, publicada há dez anos.

O Papa classificou-a como “um sinal concreto da fraternidade redescoberta entre Luteranos e Católicos”, congratulando-se com os recentes trabalhos do diálogo católico–luterano do Norte, na Finlândia e na Suécia, precisamente sobre questões derivantes daquela Declaração Conjunta.

Bento XVI falava esta manhã, no Vaticano, ao receber uma delegação ecuménica procedente da Finlândia, na habitual visita anual por ocasião da festa de Santo Henrique, patrono dessa nação.

No primeiro dia da semana de oração pela unidade dos cristãos, que se prolonga até ao próximo dia 25 de Janeiro, o Papa congratulou-se com a fidelidade revelada nestas visitas anuais, que demonstram “respeito pelo Sucessor de Pedro” e exprimem também “boa fé e desejo de unidade através de um diálogo fraterno”.

“É minha fervorosa oração que as variadas Igrejas Cristãs e comunidades que vós representais possam crescer neste sentido de fraternidade, perseverando na nossa peregrinação conjunta”, afirmou.

No que diz respeito à Igreja Católica, indicou Bento XVI, esta encontra-se, a partir do Concílio Vaticano II “irrevogavelmente empenhada em seguir o caminho do movimento ecuménico, em obediência ao Espírito do Senhor que nos ensina a interpretar atentamente os sinais dos tempos”.

Fonte Agência Ecclesia