05 janeiro 2010

EUA fecham cerco a cidadãos de 14 países


Novas regras de segurança nos voos atingem especialmente nações islâmicas

Já muito rigorosas desde o Natal, quando um nigeriano tentou explodir um avião pouco antes do pouso em Detroit, as medidas de segurança nos voos com destino aos EUA ficaram desde ontem ainda mais duras. Desta vez, porém, o alvo é mais específico: cidadãos de 14 países, além de passageiros de outras nacionalidades que passarem por essas nações.

A lista inclui quatro países considerados pelos EUA como patrocinadores do terrorismo – Irã, Sudão, Síria e Cuba. Das 14 nações, 13 são islâmicas ou têm grande população muçulmana. Os passageiros vindos desses locais serão submetidos, no ponto de origem ou nos países em que fizerem escala rumo aos EUA – na Europa, por exemplo –, a revistas e a exames com scanner corporal (quando diponível), entre outras medidas. A bagagem de mão também será revistada. A Administração da Segurança nos Transportes (TSA) americana anunciou as novas regras na noite de domingo, poucas horas antes de sua entrada em vigor.

As mudanças fazem parte da reação americana ao atentado frustrado realizado pelo nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, que tentou explodir um avião da Northwest Airlines com quase 300 pessoas a bordo pouco antes da aterrissagem. Abdulmutallab, que teria sido treinado pelo braço da rede Al-Qaeda no Iêmen, passou pelos sistemas de segurança em Amsterdã, na Holanda, e foi dominado por passageiros e tripulantes após tentar detonar explosivos que trazia ocultos na cueca.

Ontem, no primeiro dia de aplicação das novas regras, houve dúvidas nos aeroportos e discussões sobre os limites entre segurança e liberdades civis – já que, na prática, os passageiros de 14 países serão discriminados. A ministra de Informação e Comunicação da Nigéria, Dora Akunyili, questionou a inclusão do país na lista.

– É injusto discriminar 150 milhões de nigerianos por conta do comportamento de uma única pessoa – afirmou, referindo-se a Abdulmutallab.

Nos EUA, o aeroporto Newark Liberty viveu momentos de tensão quando um homem entrou na área de embarque sem passar pela segurança. A falha, ocorrida ainda no domingo, resultou em grandes atrasos.

Fonte Zero Hora

Nota: Assista a palestra Crises Mundiais e o Fiel Servo de Deus.