20 janeiro 2010

Diálogo entre católicos, ortodoxos e protestantes dá sinais concretos de esperança


«Como podemos anunciar a reconciliação, a unidade e o amor se nós próprios estamos divididos?»

O presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, Card. Walter Kasper, acredita que o diálogo entre católicos, ortodoxos e protestantes tem dado passos consistentes rumo a uma maior coesão.

Em relação às “Igrejas Ortodoxas, que estão muito próximas de nós, fizemos muitos e grandes progressos dos últimos dez anos”, constatou o responsável.

O segundo sinal concreto de esperança – prosseguiu – é a existência de grupos católicos e protestantes que se encontram regularmente, rezam em conjunto, rezam uns pelos outros, fazendo um intercâmbio de experiências espirituais. Estes grupos representam verdadeiramente um ecumenismo de base: adquirem o que foi alcançado nos nossos diálogos teológicos e aplicam-no à sua situação concreta. Isto permite o crescimento de algo que poderá trazer frutos importantes.”

“Vós sois as testemunhas destas coisas” é o trecho do Evangelho de Lucas escolhido para Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos e para 2010. “Escolhemos esta passagem porque este ano celebramos o centésimo aniversário da Conferência Missionária em Edimburgo, na qual todos os participantes concordaram que o maior obstáculo para a difusão do Evangelho no mundo era a divisão dos cristãos”, explicou o Card. Walter Kasper.

“Neste sentido – acrescentou – ecumenismo e missão são quase gémeos, estão ligados: como podemos anunciar a reconciliação, a unidade e o amor se nós próprios estamos divididos? O ecumenismo não é apenas algo de académico, mas tem importância e marca também o mundo de hoje.”

Fonte Agência Ecclesia

Nota: Não existe nada de errado na união de todos os cristãos em torno da verdade bíblica, o problema no ecumenismo é que a Igreja Católica não abre mão de seus erros doutrinários, como a alteração que fizeram no decálogo, que deu origem à idolatria, bem como a substituição do Sábado pelo Domingo, dia essencialmente pagão. O real desejo da ICAR é que todos cheguem ao um acerto tendo como base a sua doutrina, que está totalmente equivocada. Se é para entrarmos em concenso, então vamos aceitar a verdade bíblica sobre o Sábado (Êxodo 20:8-11, Apocalipse 12:17, 14:6-7), a Verdadeira Condição do Homem na Morte, sono sem consciência alguma (Eclesiastes 9:5-6), a Verdade sobre o Santuário e a Intercessão de Jesus, esquecendo a intercessão de Maria que, apesar de ter sido uma mulher santa, não pode fazer nada por nós; Jesus é o único advogado e intercessor (Hebreus 8 e 9, I João 2:1, Levítico 16) e etc. Se for para entrar em acordo dentro destes pontos e outros mais, então estou dentro, mas foi profetizado que tal não acontecerá, portanto, estou fora.