11 março 2009

Obama à mineira

A semana começou com estardalhaço: por um lado, desde o fim de semana, céticos contra-atacando nos Estados Unidos (como apontei no post anterior); por outro, um alerta sombrio de cientistas reunidos em Copenhague (leia a reportagem).

No meio disso tudo, quase passou despercebida uma medida importantíssima do governo de Barack Obama: um projeto para inventariar emissões de gases do efeito estufa da indústria americana.

A agência de controle da poluição nos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) propôs na terça-feira uma regulamentação que obriga empresas que emitem mais de 25 mil toneladas métricas por ano a declararem a produção de gás carbônico (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), hidrofluorcarbonetos (HFC), entre outros.

A proposta deve atingir já a partir do ano que vem cerca de 13 mil fábricas, responsáveis por entre 85% e 90% ddas emissões americanas

Na prática, esse é o primeiro passo no projeto de Obama para instituir um mercado de carbono nos Estados Unidos.

Fonte BBC Brasil

Nota: O novo presidente dos EUA gosta de agir de maneira sigilosa e quando ninguém está esperando. Isto serve para nos deixar mais alerta do que estamos, pois desta maneira virão decisões e leis que afetarão o mundo religioso em seu âmago. Fiquemos alerta. Vigiando e Orando.