09 março 2009

ONU se diz animada com "entusiasmo" dos EUA em combater mudança climática

Nações Unidas, 6 mar (EFE).- O secretário-geral da Convenção das Nações Unidas para a Mudança Climática (UNFCCC), Yvo de Boer, disse hoje estar animado com o "entusiasmo" do novo Governo dos EUA em combater as alterações do clima.

De Boer disse que, numa recente viagem a Washington, detectou na nova Administração do presidente Barack Obama e no Congresso uma vontade de reduzir as emissões dos gases poluentes nos Estados Unidos e de participar ativamente do processo de elaboração do novo acordo mundial sobre a mudança climática.

"Devo dizer que retorno dessas reuniões muito encorajado. Acho que há um grande entusiasmo na Câmara de Representantes e no Senado para legislar a criação de um mercado de carbono neste país", declarou o diplomata holandês em entrevista coletiva.

De Boer acrescentou que os representantes da Casa Branca com os quais conversou expressaram o desejo de colaborar no alcance de um pacto global na cúpula sobre a mudança climática que acontecerá em dezembro em Copenhague.

"A nova Administração dos Estados Unidos, com o pleno apoio da Câmara e do Senado, trabalham com a meta de alcançar um acordo ambicioso em Copenhague", afirmou o secretário-geral da UNFCCC.

A Casa Branca, acrescentou, sabe que deverá apoiar financeiramente os países menos desenvolvidos para que consigam reduzir suas emissões de gases estufa e adotem tecnologias menos poluentes, algo essencial para armar o "quebra-cabeças" de Copenhague.

O diplomata também se mostrou satisfeito com o fato de o plano de estímulo econômico do Governo dos EUA reservar investimentos e incentivos para as energias renováveis.

"Acho que o que o presidente Obama tenta conseguir é aproveitar o dinheiro do plano de estímulo para criar a economia verde de amanhã, em vez de escorar a economia do passado", disse De Boer. EFE

Fonte Portal G1