25 novembro 2008

SC já tem mais de 52 mil desabrigados e desalojados

25/11/2008 - Agência Estado

Subiu para 52.388 o total de desalojados e desabrigados por conta das chuvas em Santa Catarina, segundo boletim da Defesa Civil do Estado, divulgado na manhã desta terça-feira. Deste total, 22.776 estão desabrigados (sem lugar para ficar e alocados em abrigos públicos) e 29.612 desalojados (hospedados em casas de conhecidos). Mais de 1,5 milhão de moradores foram afetados pelas chuvas.

Sobe para 69 total de mortos pelas chuvas em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, no fim da manhã de hoje, um total de 69 mortes em conseqüência das chuvas que atingem o Estado. Os prefeitos de Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento e Camboriú decretaram estado de calamidade pública. Autoridades de Brusque, Ilhota e Tijucas já sinalizaram que vão seguir a mesma determinação. O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, definiu já na noite de domingo o estado de calamidade. O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, decretou situação de emergência em todo o Estado e destacou que se enfrenta a pior tragédia climática da história catarinense.

Oito municípios - São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo - continuam isolados, de acordo com a Defesa Civil. Em 1983, as chuvas no Estado deixaram 49 mortos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja fotos

Desmoronamento impede liberação da BR-376, em SC

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tinha esperança de que pudesse liberar o tráfego no quilômetro 684 da BR-376, principal ligação entre Curitiba e Florianópolis, próximo à divisa com Santa Catarina, até o meio-dia de hoje. No entanto, um novo desmoronamento por volta das 8 horas da manhã impediu que isso pudesse ser feito.

Por isso, a PRF decidiu que esse trecho permanecerá fechado até que os quilômetros 12 e 13 da BR-101 (continuação da BR-376 em Santa Catarina) sejam liberados. Nesse local, houve afundamento de pista e a previsão é de conserto para sexta-feira, se as chuvas cessarem. A alternativa para quem precisa ir a Santa Catarina é a rodovia BR-116.

Fonte MSN Notícias