06 agosto 2009

Informação Secreta - Uma das Estratégias de Satanás

“Cingindo os lombos do vosso entendimento sede sóbrios… não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.” I Ped. 1:13-15

O plano secreto de Satanás é controlar a mente dos seres humanos para desviá-los dos caminhos de Jesus.

Percebemos na revelação que um dos meios mais eficazes que Satanás usa é cessar a comunicação entre Deus e o homem, que se dá através dos nervos cerebrais. Isso o diabo consegue prejudicando a saúde pelo uso de alimentos estimulantes e hábitos não saudáveis.
Mas se estudarmos mais, vamos descobrir que seu plano é mais amplo, e além de tentar controlar o apetite e gosto, ele deseja manipular os homens através dos outros sentidos, como a visão e a audição.

“ Deveis tornar-vos fiéis sentinelas de vossos olhos, de vossos ouvidos e de todos os sentidos se quereis controlar vossa mente e evitar pensamentos vãos e corruptos que mancham a alma.”
(E.G. White, O Lar Adventista, 401).

Controlando o que vemos e ouvimos, o inimigo de Deus consegue atuar na sede de nossas decisões. Mesmo que nos julguemos incontroláveis por isso, inconscientemente nossas decisões serão tomadas à partir das informações que recebemos constantemente.

“ Satanás e seus anjos estão ativos, criando uma espécie de paralisia dos sentidos, de modo a não serem ouvidas as admoestações, advertências e repreensões, ou, se ouvidas, não terem efeito sobre o coração, transformando a vida”. (E.G.White, O Lar Adventista, 401).

Devemos cuidar das músicas que ouvimos, sites que visitamos na internet e programas que assistimos na televisão.

Para sabermos que música ouvir, qual site visitar e qual programa assistir, julgue você mesmo através do texto Bíblico abaixo que provê um princípio infalível de análise:

“Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filip. 4:8.

Vamos testar? Pense em uma música secular que está fazendo muito sucesso e um programa de TV de humor ou reality show. Agora analise baseado no texto citado acima: esta música ou programa é: verdadeiro? Honesto? Justo? Puro? Amável? De boa Fama? Tem virtude? Algum louvor? Assim, você será alguém pensante e poderá decidir ser controlado por Satanás ou não!
Algumas pessoas dizem que a única coisa que assistem na televisão são os jornais. Todavia, também devem ser analisados.

“… as coisas ridículas e sensacionais não sejam vistas. Parece que o inimigo é responsável por muitas coisas que aparecem nos jornais. Todo mal que pode ser encontrado é descoberto e desnudado perante o mundo.” (E.G.White, O Lar Adventista, 404).

Gostaria de alertar acerca dos filmes, seriados e novelas. Os autores são instrumentos de Satanás para mudar paradigmas morais e retirar o senso do sagrado e divino da mente humana.
Nunca deveríamos assistir filmes de terror, violência (chamado de forma suave de ação), com padrões morais distorcidos (atores praticam sexo antes ou fora do casamento) e filmes que contenham cenas de nudez (semi-pornográficos). Cuidado com os seriados! O estilo de vida que é proposto ali não está de acordo com o que Deus sonhou para você, e querendo ou não, você agirá inconscientemente baseado no que você vê e ouve. Por isso sua decisão deve ser: “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos” Salmos 101:3

Através dos filmes, seriados ou novelas Deus revelou: “A mente é educada para familiarizar-se com o pecado”. (E.White,O Lar Adventista,406).

“O mundo acha-se inundado de novelas de toda sorte. Algumas não são de natureza tão perigosa como outras. Umas são imorais, baixas e vulgares; outras revestem-se de mais refinamento; todas, porém, são perniciosas em sua influência.” (E.G. White, Testemunhos Seletos – vol.1 – 237).

Consegue perceber como Satanás é esperto? Usa coisas agradáveis aos olhos e ouvidos, imagens que nos dão prazer e predem nossa atenção. Com filmes de 2 ou 3 horas, novelas que duram 3 ou 4 meses, e seriados super longos, o inimigo de Deus além de tomar tempo de ler a Bíblia e conhecer os desígnios sagrados, controla nossa mente e decisões!

“Aqueles que não querem ser presa dos ardis de Satanás devem bem guardar as entradas da alma; devem evitar ler, ver, ou ouvir aquilo que sugira pensamentos impuros. A mente não deve ser deixada a divagar ao acaso em todo o assunto que o adversário das almas possa sugerir”. (E.White,Mensagens aos Jovens,285 )

Não é por menos que muitas pessoas perdem o gosto de ler a Bíblia e o Espírito de Profecia! Não sentem prazer nas músicas sacras e muito menos freqüentar a igreja!

“Contemplarão imagens e ouvirão sons, e estarão sujeitos a influências desmoralizantes que, a menos que delas se guardem inteiramente, imperceptível mas seguramente lhes corromperão o coração e deformarão o caráter”. (E.White,O Lar Adventista,406)

Os cinco sentidos são o campo de ação de Satanás – o gosto, o tato, a visão, a audição, e o olfato – todos têm um denominador comum – todos devem ser reduzidos a sentimentos antes de poderem ser usados por Satanás para os adaptar aos seus planos. Ele usa os nossos sentimentos em vez da razão para orientar a vontade. Talvez devêssemos perguntar a nós próprios quantas decisões tomamos cada dia baseadas nos sentimentos, em vez de no uso da razão.

Quando libertamos a nossa vontade das garras de Satanás e a entregamos a Cristo, Ele purifica-a e devolve-a a nós, ligada com a Sua própria vontade. Desta forma, Ele habita em nós e nós n’Ele. O resultado é que, quando fazemos a Sua vontade, estamos fazendo a nossa própria vontade.
Jesus morreu por você e deseja ser o Senhor da sua vida. Ele deseja colocar Suas vestes de justiça para encobrir nossos pecados e nos perdoar. É por isso que Ele tem tanto interesse em que nossas decisões sejam tomadas por uma razão santificada, e não por sentimentos baseados em sugestões satânicas, através daquilo que lemos, ouvimos e vemos.

Pr. Yuri Ravem

Fonte Novo Tempo

Nota: Este estudo é de suma importância para aqueles que desejam se salvar. O seu conteúdo é bem semelhante ao que está na Série de Estudos "A Estratégia" que tenho realizado em diversas igrejas, as três primeiras partes estão disponíveis para baixar neste link. As outras partes estão sendo preparadas para ser postadas brevemente