04 novembro 2009

Extinções em massa aceleraram em 2009


Insectos, répteis, anfíbios: muitos tipos de animais e plantas estão a desaparecer a grande velocidade, sobretudo devido ao impacto da acção humana. O mais extenso estudo anual mostra que uma em cada três espécies está em perigo.

O planeta enfrenta uma crise de extinções em massa e redução da sua biodiversidade. A nova lista da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN, na sigla inglesa), avalia a situação de mais de 46 mil espécies conhecidas de animais e plantas, estimando em mais de 17 mil as que estão em risco sério de desaparecer. Ou seja, um terço. Répteis e anfíbios parecem ser as classes mais afectadas.

Este estudo anual é considerado o mais completo sobre o estado da biodiversidade na Terra. Ele resulta do trabalho de milhares de cientistas, activos em todo o mundo. Desde o ano passado, mais 39 espécies de anfíbios desapareceram e 484 entraram na categoria de ameaçadas de forma crítica, o que lhes deixa poucas hipóteses de sobrevivência.

A história mais comum é a de uma espécie que perde progressivamente o seu habitat natural, geralmente devido a pressão humana. Os animais das fotos são bons exemplos: o sapo Khiansi, (em cima) que era abundante nas montanhas da Tanzânia, mas que os cientistas descobriram estar em perigo após a construção de uma barragem, ou a rã na foto da coluna ao lado, que existia no Panamá, mas que poderá estar extinta, devido a um fungo que se espalhou nas florestas onde vivia.

Do total de anfíbios analisados nesta lista, 30% têm a sua sobrevivência ameaçada; 1% estão extintos. Nos peixes de água doce, a situação é ainda pior: 37% das espécies estudadas estão sob ameaça e 3% extintas. E os moluscos estão a desaparecer ritmo ainda superior. Por outro lado, dos mamíferos, 21% estão ameaçados.

Jonathan Baillie, um académico inglês citado pela BBC, resumia o problema levantado pelo estudo: "Durante a nossa vida, passámos de uma situação em que nos preocupávamos com algumas espécies muito ameaçadas para inteiros ecossistemas em colapso".

Fonte Diário de Notícia