01 outubro 2009

Terremoto na Indonésia matou 464 mas autoridades temem milhares de vítimas


Ao menos 464 pessoas morreram no terremoto que abalou na quarta-feira a região de Padang, na ilha indonésia de Sumatra, informa o último boletim do ministério da Assistência Social, nesta quinta-feira, mas as autoridades temem milhares de mortes.

"O número de pessoas mortas no oeste de Sumatra é de 464, em seis distritos" da ilha, disse à AFP o ministro Tugyo Bisri.

Momentos antes, a célula de crise do ministério da Saúde fez uma estimativa de milhares de mortos na zona da cidade de Padang.

"Pensamos que há milhares de mortos", declarou Rustam Pakaya, chefe da célula de crise, interrogado pela AFP.

As autoridades acreditam que há "milhares de pessoas" sob os escombros de casas e prédios que desabaram na região de Padang. Também pode haver vítimas nas zonas costeiras isoladas, próximas ao epicentro do terremoto.

Padang, uma cidade de quase um milhão de habitantes, é um grande porto da costa oeste de Sumatra, localizado a cerca de 400 km de Cingapura e a 850 km de Jacarta.

Médicos, remédios, barracas e equipamentos estão começando a chegar à região afetada, principalmente por via aérea.

Os socorristas necessitam ainda de equipamento pesado para remover escombros de prédios a procura de vítimas.

O terremoto, de 7,6 graus na escala Richter, foi registrado às 17H16 local de quarta-feira (07H16 de Brasília) no Oceano Índico, 53 km a oeste de Padang e a uma profundidade de 83 km, segundo o Instituto Geológico americano (USGS).

Outro tremor, de 7 graus na escala Richter, sacudiu na manhã desta quinta-feira a ilha de Sumatra, ao sul da zona abalada na véspera pelo terremoto de 7,6 graus.

O epicentro do novo abalo, ocorrido às 08H52 local (23H52 Brasília de quarta), foi situado na região de Jambi, a cerca de 150 km do epicentro do terremoto que atingiu a cidade de Padang, na costa do Oceano Índico.

Fonte Último Segundo