01 outubro 2009

Vaticano deixa alertas na ONU


Crise internacional, ecologia, nova ordem mundial e conflito nas Honduras entre os temas abordados
O representante do Vaticano na ONU, D. Celestino Migliore, discursou na 64ª assembleia-geral das Nações Unidas, deixando uma série de alertas sobre temas como a actual crise económica e financeira, a ecologia ou o conflito nas Honduras.

O Arcebispo italiano começou por defender a necessidade de “legitimar os compromissos políticos assumidos” pelo G8 e o G20, para que as soluções tomadas “reflictam pontos de vista e expectativas dos povos de todos os continentes”.

Neste contexto, a ONU é chamada a ser “uma organização capaz de responder aos obstáculos e à crescente complexidade das relações entre os povos e as nações”.

O Observador permanente da Santa Sé disse ainda que “o verdadeiro desenvolvimento implica necessariamente o respeito integral da vida humana, que não se pode desligar do desenvolvimento dos povos”.

Para este responsável, é de lamentar que algumas ajudas ao desenvolvimento “pareçam estar ligadas à disponibilidade em aceitar programas que desincentivam o crescimento demográfico de algumas populações”.

O reconhecimento da dignidade de “cada homem e mulher”, prosseguiu, “implica que os Estados usem todos os meios ao seu alcance para evitar e combater os crimes de genocídio, limpeza étnica e qualquer outro crime contra a humanidade”.

D. Migliore falou também do sistema comercial internacional e da arquitectura financeira mundial, deixando votos de que se evitem “ciclos da economia” que venham a resultar em “novas crises mundiais, ainda mais graves”.

Em relação às alterações climáticas, o representante da Santa Sé entende que “a protecção do ambiente continua a ser o fulcro das actividades multilaterais, porque se refere ao destino de todas as nações e de todos os seres humanos”.

Outro tema abordado foi a situação de “sofrimento e frustração” do povo das Honduras, atingida por uma “longa crise política”. O Vaticano pede às partes envolvidas que façam “todos os esforços possíveis para chegar a uma rápida solução”.

Fonte Agência Ecclesia

Nota: Entenda o assunto clicando aqui.