19 outubro 2009

Ben Bernanke faz alerta sobre desequilíbrios globais


O presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), Ben Bernanke, mostrou preocupação nesta segunda-feira (19) com desequilíbrios na economia mundial.

Durante discurso em Santa Barbara, Califórnia (oeste dos EUA), ele afirmou que a política dos países asiáticos para o fortalecimento das exportações pode provocar o reagravamento dos desequilíbrios no comércio e no fluxo de capitais, o que para alguns ajudou a alimentar a bolha imobiliária norte-americana, fonte da recente crise econômica mundial.

- Para alcançar um crescimento econômico mais equilibrado e duradouro, e para reduzir os riscos de uma instabilidade financeira, precisamos evitar os desequilíbrios insustentáveis e crescentes no comércio e no fluxo de capitais [circulação de dinheiro entre os países, seja por meio de empréstimos, investimentos no setor produtivo ou de aplicações no mercado financeiro].

Segundo o presidente do Fed, os desequilíbrios diminuíram após a crise, mas com a recuperação econômica e a retomada do comércio entre os países esses desequilíbrios podem voltar a crescer.

Bernanke afirmou ainda que a maioria das economias da Ásia deve adotar medidas para aumentar sua demanda interna e fez um apelo aos líderes mundiais para que resistam “firmemente” ao protecionismo – sistema de proteção à indústria nacional que inclui principalmente a criação de taxas para entrada de produtos importados – e à imposição de barreiras aos fluxos de capitais.

Fonte Alagoas em Tempo Real