18 outubro 2010

Supertufão chega às Filipinas com ventos de 250 km/h

Milhares de pessoas tiveram que deixar a principal ilha do país nesta segunda-feira (18)

O tufão Megi - o mais forte a afetar as Filipinas desde 2005 - atingiu o norte do país asiático nesta segunda-feira (18), provocando deslizamentos de terra em áreas montanhosas e a formação de grandes ondas ao longo da costa.

As escolas permaneceram fechadas e milhares de pessoas foram obrigadas a deixar a ilha de Luzon, a mais importante das Filipinas, antes da chegada da tormenta, que tem ventos de até 250 km/h.

A Província de Isabela, situada no extremo norte do país, foi a primeira a ser afetada pelo tufão. De acordo com a Defesa Civil das Filipinas, um pescador morreu afogado na cidade de Tuguegarao.

Megi não deve passar por Manila, a capital de 12 milhões de habitantes, mas o governo pediu aos moradores que permaneçam alertas, já que a previsão é de fortes chuvas.

Tufão preocupa Vietnã

A aproximação do supertufão Megi também preocupa as autoridades do Vietnã, onde as inundações deste fim de semana deixaram 19 mortos e cinco desaparecidos, o que aumenta para 86 o número de vítimas fatais desde o início de outubro.

A maioria das vítimas morreu enquanto viajava pelas estradas das Províncias, onde desde a última quinta-feira (14) caíram 2 m de água.

Mais de 100 mil casas ficaram inundadas e 68 mil pessoas tiveram que ser retiradas por causa das fortes chuvas, que também causaram danos em duas represas hidrelétricas e em várias estradas e ferrovias.

Fonte R7